PROGRAMAÇÃO - TEATROS

Teatro Hermilo Borba Filho


08/11 - 21h
Projeto Aprendiz Encena 1 - Corpo Corpóreo - Texto de Luiz Marinho
Direção - Sidmar Gianette
Ator: Adelson Dornellas
Duração: 1h e 25min
SINOPSE - Um homem, isolado, e seu diário. Ao acompanhar-se só de um diário, este passa a ser um espelho, e a imagem passa a se comportar como realidade. Viver e gravar, rememorar o passado, viver num passado sem futuro. Seria boa a morte, ou o futuro ... Talvez Krapp tivesse ainda algo a ouvir, a gravar em suas fitas, algo que ultrapassasse o simples absurdo de uma peça de Beckett. Talvez o personagem de Marinho ainda tivesse que pedir perdão, e assim poder passar pelas portas de sua casa. "Corpo Corpóreo", de Luiz Marinho, mostra um homem, cercado em sua casa, entre portas, teias de aranha e recordações. Lá está talvez por não saber a saída. É a hora de procurar... (Sidmar Gianette)

09/11 - 21h
Projeto Aprendiz Encena 2 - Corpo Corpóreo - Texto de Luiz Marinho
Direção: Andrezza Alves
Atores: Ana Maria Ramos, Hilton Azevedo e Mariana Lima Leal
Duração: 1h e 15 min
SINOPSE - O impasse do ser humano diante de suas memórias, o eterno recordar de atos e fatos, a perplexidade ante a força com que o tempo modifica e reinventa as lembranças, o tênue fio que separa sonho e realidade, um ébrio acerto de contas, a procura por algo que faça e dê sentidos. Um homem, uma mulher e o tempo, unidos e separados. Eis-nos, assim, diante deste inusitado texto de Marinho, uma escritura singular diante do conjunto de sua obra, um texto completamente livre, construído em blocos, que nos oferece um mosaico de possibilidades, referências e tempos de medidas fugidias. Servindo-me deste mosaico, coloquei-me diante de um "PAPEL EM BRANCO", à espera do verso preso à caneta. Um verso surgido em forma de cena, composta como um mosaico de referências, dois espaços/tempos, dois universos, unidos pela casa e suas memórias. O nosso Luiz Marinho é a história e a imagem do que nos é querido. Uma experiência de "ESTAR VIVO E NÃO APENAS RESPIRANDO", o que, pra nós, já é muito. (Andrezza Alves)

10/11
10h - Encontro com com Michelle Panella / Intercity Festivale e Teatro Della Limonaia Florença - Itália.
19h - Lançamento do Livro - Luiz Marinho: O Sábado que Não Entardece de Anco Márcio
21h - Projeto Aprendiz Encena 3 - Corpo Corpóreo - Texto de Luiz Marinho
Direção - André Cavendish
Ator: Jones Melo
Duração: 1h e 15 min
SINOPSE - Surpresa: você poderia estar no palco! Uma encenação que fala da dor da perda e da solidão toca a qualquer ser humano. O incomum texto de Luiz Marinho nos incomoda e atrai para um universo distante da maioria dos textos de sua autoria: o introspectivo, o subjetivo, o irreal. Nesta encenação, há outros aspectos incômodos. O ator, contracenando consigo mesmo, com sons e imagens do seu subconsciente (que, pela mágica do teatro, são claramente ouvidos e vistos pelo espectador), age e reage a estímulos ao vivo, exatamente como acontece com cada um de nós. Um exercício muito singular para mim e para Jones Melo, porque os sentimentos estarão à flor da pele. Mais do que tudo, firmamos um comprometimento com a verdade e nela estaremos agarrados até... não sei. Uma encenação viva e bruta. (André Cavendish)

11/11 - 18h
Abertura do workshop O Ator-Narrador
13 e 14 - 21h
Espetáculo - A Procissão - SP
Texto, Direção e Interpretação: Gero Camilo
Anjas: Tata Fernandes e Lelena Anhaia
Duração: 60 min
SINOPSE - A trajetória de romeiros que seguem sua caminhada em busca da sobrevivência e da fé. Num cenário simples, composto por velas, cruzes e lampiões, a peça caracteriza-se pela poesia e pelo humor, embalados ao som da viola cortante e da percussão marcada, típicas das andanças desses sertões. Zé, interpretado por Gero Camilo, encara a platéia olho no olho e convida o espectador a caminhar com ele através de um mundo árido, porém cheio de surpresas. "A Procissão" é uma reunião de impressões e de imagens que se articulam para apresentar ao espectador o espírito da romaria. Um pouco de seu sentido, de seu propósito como manifestação coletiva, é assim desvelado. Resgata um teatro onde o ator é a peça essencial. O despojamento cênico e a eloqüência dos contadores de história que fazem de Zé, um catalisador de nossas buscas.

17 e 18 - 21h
Espetáculo - Guiomar, a Filha da Mãe - PE
Texto: Lourdes Ramalho
Direção: Augusta Ferraz / Márcio Carneiro / Moncho Rodrigues
Elenco: Augusta Ferraz, Márcio Carneiro
Duração: 45 min
SINOPSE - Texto inédito escrito em cordel pela paraibana Lourdes Ramalho, narra a história de Guiomar, professora de história em situação de miséria, que percorre o Nordeste do Brasil desde sua descoberta, passando por raízes judaicas até os dias atuais. Puxando uma carroça que guarda sua vida junto a uma profusão de elementos, personagens fantásticos, música e cheiros, Guiomar, sob o olhar cúmplice de um agregado, que vive com ela, conta a história não contada do Brasil com tons grotescos de bom humor e drama.

19/11 - 16h
Encontro com Antônio Augusto Barros / Diretor da Cena Lusófona / Lisboa - Portugal

20/11 - 15h
Avaliação do workshop O Ator-Narrador

Entre em contato:
cultura@recife.pe.gov.br


Patrocínio



Co-Patrocínio



Apoio Institucional