a secretaria .. missão


 

 



Natal 2005

APRESENTAÇÃO

A partir do dia 11 de dezembro, a Prefeitura do Recife dará início à programação de Natal da cidade com a abertura oficial do Ciclo Natalino do Recife 2005 que tem como tema o Bumba-Meu-Boi. A festa, patrocinada pelo Banco do Brasil e pela Telemar, começa com um grande concerto ao ar livre da Orquestra Sinfônica do Recife, no Marco Zero, e só termina no dia 6 de janeiro com a tradicional Queima da Lapinha, no Sítio Trindade e Pátio de São Pedro.

Durante 27 dias, sete pólos de animação (Marco Zero, Praça do Arsenal, Pátio de São Pedro, Sítio da Trindade, Brasília Teimosa, Ibura e Boa Viagem), vão receber uma rica programação mostrando toda a força e resistência da cultura pernambucana. Grupos de cavalo-marinho, bumba-meu-boi, pastoril, caboclinho, maracatu, ciranda e coco vão estar se revezando nos pontos de folia. Além da programação oficial, o Ciclo Natalino oferece aos recifenses e visitantes ações descentralizadas nos mercados públicos, estações do metrô, teatro Hermilo Borba Filho e eventos especiais que abrilhantarão ainda mais a festa.

Em 2005, o grande homenageado será Nelson José dos Santos, o Mestre Nelson, que há 70 anos comanda o Boi Teimoso da comunidade Bomba do Hemetério. Mestre Nelson, um dos únicos mestres de Bomba-Meu-Boi ainda vivo, representa a essência dessa manifestação cultural, que leva para as ruas seu colorido, improviso e alegria.

O Ciclo Natalino do Recife 2005 mostra que o sagrado e o profano podem andar lado-a-lado, impulsionando as mais diferentes manifestações culturais, reacendendo a chama das nossas tradições e levando para as ruas da cidade uma explosão de alegria, harmonia e multiculturalidade.