a secretaria .. missão


 

 



Natal 2005

EVENTOS ESPECIAIS

Uma das marcas do Ciclo Natalino do Recife 2005, realizado pela Prefeitura do Recife, é o fortalecimento das mais diversas expressões artísticas. Durante 27 dias, grupos de cavalo-marinho, bumba-meu-boi, pastoril, caboclinho, maracatu e coco estarão desfilando pelos sete pólos de animação espalhados pela cidade. Além da programação oficial, eventos especiais abrilhantam ainda mais a festa.

Tributo a Luiz Gonzaga

No próximo dia 13, o Pernambucano do Século 20, Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, faria 93 anos de idade. Para comemorar a data, a Prefeitura do Recife organiza uma grande festa onde o autêntico forró pé-de-serra também ganha espaço na programação do Ciclo Natalino do Recife 2005.

No início da manhã, às 6h, uma salva de tiros dará início às festividades no Marco Zero. À noite, shows com a banda Sinfonéia, Joquinha Gonzaga (sobrinho do "velho Lua"), Quinteto Violado e Dominguinhos transformarão o local em um verdadeiro arraial.

Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu na Fazenda Caiçara, em Exu, e logo aos dez anos andava pelos sítios tocando ao lado do pai, Januário, que também consertava sanfonas. Gonzagão se tornou artista quando chegou ao Rio de Janeiro com, aproximadamente, 20 anos para tocar nos cabarés fluminenses.

Gravou o primeiro disco, como solista, em 1941, e quatro anos mais tarde estreava como cantor com a música "Dança Mariquinha". Dali em diante, tornou-se artista símbolo do Nordeste e um dos cantores mais populares da história do País, influenciando muita gente importante da MPB.

I Encontro de Cavalo-Marinho

O Sítio da Trindade será palco do primeiro encontro de cavalo-marinho realizado no Recife. No dia 17 de dezembro, a partir das 20h, seis grupos da Zona da Mata Norte de Pernambuco estarão apresentando, em oito horas de espetáculo, 73 personagens, 61 cenas e toda a irreverência característica do folguedo.

O público poderá se divertir conferindo as peripécias de Mateus, Bastião, Capitão Marinho, Catirina e até da morte e de fantasmas que narrarão o dia-a-dia do homem do campo. Todo o espetáculo tem o acompanhamento de cinco músicos e entoadores que, tocando rabeca, pandeiro, canzá (reco-reco) e ganzá, formam a orquestra ou "banco" como é mais conhecida.

Com o objetivo de divulgar o brinquedo na capital, placas com curiosidades e informações sobre origem, mestres e espetáculos estarão afixadas no local. Participam do encontro: Boi Chatim (Itambém), Boi Estrela (Camutanga), Boi Brasileiro (Itaquitinga), Boi Pintado (Aliança), Boi Matuto (Olinda) e Boi Estrela de Ouro (Condado).

Variante do bumba-meu-boi, o cavalo-marinho segue, basicamente, a mesma história e princípio como o fato de aceitar apenas homens nas representações. Bastião e Mateus, dois amigos negros, dividem a mesma mulher e estão à procura de emprego. A história se desenrola até quando, contratados para tomar conta de uma grande festa, dividem um boi entre os convidados numa grande farra.

Serenata Natalina (Encontro da criatura com o criador)

Quinze pastoris e quatro blocos de frevo acompanhados de três bandas itinerantes estarão realizando um grande arrastão no Bairro do Recife no dia 18 de dezembro. A concentração, marcada para às 18h30, acontece na Rua da Moeda. O evento promete marcar o encontro do religioso e do profano tendo em vista as inúmeras coincidências entre pastoris e blocos carnavalescos. Ambos têm as mesmas características, não só pelos seus cordões formados pelas pastoras, mas também pela harmonia de suas músicas.

Seguindo pela Rua Mariz e Barros, Praça do Arsenal, Rua da Guia, Rua Barbosa Lima, a serenata promete envolver o bairro com muito lirismo e romantismo. O encerramento acontece no Marco Zero, onde a Orquestra Popular do Recife, comandada pelo maestro Ademir Araújo, estará aguardando os participantes para uma apresentação.

O público que estiver presente no local será brindado com algumas das mais tradicionais "jornadas" dos pastoris. Serão entoadas, entre outras, Brilha no Céu, Meu São José dá-me licença, A Despedida e Borboleta Pequenina. Participam do encontro os pastoris Sol Nascente, Estrela Brilhante, UR3-Ibura, Estrela do Norte, Estrela Guia do Cabo, Estrela Guia do Recife, Aurora da Redenção, Sertanense, Campinas Alegres, Menino Jesus, Lindas Ciganas, Rosa dos Ventos, Estrela do Mar, Jardim da Alegria e Tia Nininha, além dos blocos Eu Quero Mais, Pierrô de São José, Flores e O Bonde.

  Trilhas do Natal

Em parceria com a Associação Centro Vivo do Recife, a Prefeitura do Recife traz este ano para a programação do Ciclo Natalino o projeto Trilhas do Natal, que acontece no dia 15 de dezembro. O objetivo é levar as pessoas a visitar monumentos e espaços públicos ligados até hoje à ocorrência de eventos em épocas festivas. Além do conhecimento histórico dos locais, serão apresentados ainda elementos marcantes do patrimônio imaterial com a apresentação de bandas executando canções natalinas, o repicar dos sinos das igrejas e a apresentação de pastoril.

O ponto de partida do roteiro será a Igreja do Divino Espírito Santo, no bairro de Santo Antônio, às 15h. Lá, os professores de história Alexandre Amorim e Fernando Diniz darão uma aula sobre o local. A segunda parada será no Cais Martins de Barros onde a professora Virgínia Pernambucano de Melo falará sobre as pontes Buarque de Macedo e Maurício de Nassau e sobre o prédio da Secretaria da Fazenda, marco da arquitetuta moderna no Recife.

De lá, o grupo segue para a Praça da República, onde os condutores serão Miltom Botler e Fernando Diniz e haverá uma Cantata Natalina.O quarto ponto será a Avenida Dantas Barreto onde se ressaltará a importância de alguns prédios e a cultura do sebo. A chegada da trilha será na Praça da Independêcia. O Véio Mangaba e seu Pastoril Profano recepcionarão o grupo com show e repique dos sinos.

ROTEIRO TRILHA DE NATAL



(*) Monumentos da Praça da República: Praça da República - Palácio do Governo - Palácio da Justiça - Teatro Santa Isabel - Liceu de Artes e Ofícios.

Obs: 1. tempo dos condutores - 60 m ;
2. tempo da cantata - 20 m.
3. tempo do Patoril - 1.30 a 2 hs.
4. tempo de deslocamento: 40 ms
Total da Trilha : 3:30 a 3h.