a secretaria .. missão


 

 



Natal 2005

HOMENAGEADO - MESTRE NELSON (BOI TEIMOSO)

"Minha vida foi no Boi. Por isso, sou completamente apaixonado. Se preciso for, vou até de cadeira de rodas, mas não falto ao desfile do Boi Teimoso"

Nascido em pleno Carnaval de 1918, quando o bloco Bola de Ouro desfilava em frente a sua casa, Nelson José dos Santos vive do amor às tradições do bumba-meu-boi. Considerado o mestre mais antigo em atividade do Estado, ele ainda comanda uma das mais importantes agremiações do nosso Carnaval: o boi Teimoso que, há 70 anos, enche de orgulho os moradores da comunidade da Bomba do Hemetério.

Mesmo aos 89 anos, o Mestre Nelson, como é respeitosamente chamado, ainda tem motivação e energia para vestir sua fantasia e comandar a sua agremiação. Catirina, Queixoso, capitão Boca-Mole e o soldado foram alguns dos inúmeros personagens interpretados por ele.

Ainda criança e já apaixonado pela Festa de Momo, Seu Nelson fundou seu primeiro brinquedo: o Boi Mimoso da Torre. Descoberto por Antônio Pereira, intérprete do Capitão do Boi Misterioso, do bairro Mustardinha, Mestre Nelson passou a viver todos os personagens fazendo sucesso como Catirina e Dona Joana.

Em 1935, criou o Boi Teimoso com o qual chegou a representar Pernambuco em outros Estados. Seu Nelson também participou de congressos nacionais e internacionais e ainda de filmes como: Riacho de Sangue e Canto do Mar.

Homenagear Mestre Nelson significa valorizar a força e a diversidade da cultura popular pernambucana dando um importante impulso ao folguedo e planejando um conjunto de atividades para o seu fortalecimento e conquista do seu espaço social na cidade.