a secretaria .. missão


 

 



Natal 2005

VÉSPERA DE NATAL

O Recife brindará a chegada do Natal com muita cultura. Caboclinho, maracatu, bumba-meu-boi, ciranda e forró serão os ritmos que darão as boas-vindas ao Papai Noel. Na noite do dia 24, os pólos de animação do Marco Zero e do Sítio da Trindade oferecem boas opções de diversão.

A festa tem início às 18h, no Sítio da Trindade, com o pastoril Jesus Menino. Em seguida, será a vez do cantor Demétrio Rangel subir ao palco. Às 20h, o agito ficará por conta do show de Carlinhos Monteverde. A alegria de Lia de Itamaracá encerra a programação colocando todos dentro de uma enorme ciranda.

No Marco Zero, a noite será aberta com a bela encenação do espetáculo O Baile do Menino Deus às 20h. Com aproximadamente uma hora de duração, a montagem narra a história de dois Mateus em busca da casa do menino Jesus, que acaba de nascer, onde acontecerá um grande baile.

A encenação, que mistura teatro, dança e música, traz no elenco Arílson Lopes e Sóstenes Vidal e os corais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Canto da Boca e Cantinho da Boca com a participação de 12 crianças. O texto e direção geral são de Ronaldo Brito e a direção musical é assinada por Nelson Almeida.

Logo depois, às 21h, o público terá a oportunidade de conferir o encontro de mestres da cultura popular. Mestre Nelson do Boi Teimoso, homenageado do Ciclo Natalino do Recife 2005, mestre Zé Alfaiate do Caboclinho Sete Flechas do Recife, mestre Salustiano do maracatu Piaba de Ouro e Dona Marivalda, rainha do maracatu Estrela Brilhante, estarão reunidos em um único palco, mostrando toda a riqueza e força da cultura pernambucana.

A apresentação do bumba-meu-boi do Maranhão, que traz para a cidade dois diferentes estilos do folguedo, também promete empolgar os presentes. Às 23h, desfilarão pela praça do Marco Zero o Boi de Matraca de Moiobão e o Boi de Zabumba de Guimarães.

O encerramento da festa será com muito forró. À 1h, sobe ao palco o cantor Silvério Pessoa para apresentar o repertório do seu mais novo CD Cabeça Elétrica e Coração Acústico. Músicas como Seu Antônio, Cipó de Goiabeira, Alto que Só, Nas Terras da Gente e Na Boléia da Toyota devem colocar todos para dançar forró em plena noite de Natal.