SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ESPORTE E LAZER DO RECIFE

ANIMAÇÃO CULTURAL

O Programa de Animação Cultural caracteriza-se pelas ações sócio-educativas, artísticas e culturais de teatro, dança, jogos e brincadeiras, capoeira, artes plásticas e música (canto coral, banda marcial e percussão) integradas nas escolas e comunidades do entorno. Crianças e jovens são mobilizados e acompanhados por 150 Animadores Culturais, participando de diferentes atividades artísticas em tempo integral, nos finais de semana, e em horários alternativos, durante a semana.

O Programa de Animação Cultural atende a 60 escolas da Rede (do primeiro ao quarto ciclos e ensino médio) e, em parceira com o Programa Escola Aberta do MEC, atua em 105 escolas, com ações que vão de formação de grupos culturais a recreações organizadas por coordenadores, professores comunitários e voluntários. O Animação Cultural vem ampliando fronteiras na formação da juventude, estimulando o protagonismo juvenil, a construção de relações de convivência e fraternidade e possibilitando a troca de novas visões do mundo.

Entre suas linhas de atuação, o Programa de Animação Cultural propiciou, em 2005, a ampliação do acesso cultural/formação de platéias para 17.177 estudantes, tendo sido abrangidos, em eventos diversos, um total de cerca de 47.517 estudantes.