SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ESPORTE E LAZER DO RECIFE

FORMAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA CIDADANIA E TRABALHO

BRASIL ALFABETIZADO

De iniciativa do Ministério da Educação, o Programa Brasil Alfabetizado, no Recife, vem sendo executado desde 2003 em todas as RPAs, buscando assegurar o processo de alfabetização para jovens e adultos a partir de 15 anos.

Comprometida com a qualidade do processo de ensino-aprendizagem, a Prefeitura do Recife estabeleceu parceria com universidades públicas e privadas além de várias organizações da sociedade civil que contribuem no processo de mobilização dos estudantes e formação dos alfabetizadores. Estudantes universitários, de diferentes áreas do conhecimento e educadores comunitários, são responsáveis pelo monitoramento das turmas e participam de uma formação sistematicamente.

Em 2005 concluíram o curso 5.345 estudantes e em 2006 contaremos com quase 400 turmas, perfazendo um total de 9.824 alfabetizandos. Destaca-se a articulação do Programa com o Ensino Municipal regular, mediante compromisso e empenho em absorver os estudantes egressos do Brasil alfabetizado na Educação de Jovens e Adultos - módulo II, cujo atendimento vem sendo ampliado nesta gestão.