SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ESPORTE E LAZER DO RECIFE

EDUCAÇÃO: Educação de Jovens e Adultos

Brasil Alfabetizado
O Programa Brasil Alfabetizado, no Recife, vem sendo executado desde 2003 em todas as RPAs, buscando assegurar o processo de alfabetização para jovens e adultos a partir de 15 anos. A Prefeitura do Recife estabeleceu parceria com universidades públicas, a fim de executar esse Programa de autoria iniciativa do Ministério da Educação, e com organizações da sociedade civil que contribuem no processo de mobilização dos estudantes e formação dos alfabetizadores.

Estudantes universitários de diferentes áreas do conhecimento e educadores comunitários são responsáveis pelo monitoramento das turmas e participam de uma formação sistemática. Em 2005, concluíram o curso 5.345 estudantes e, em 2006, contamos com quase 400 turmas, perfazendo um total de 9.824 alfabetizandos.

Destaca-se a articulação do Programa com o Ensino Municipal regular, mediante compromisso e empenho em absorver os estudantes egressos do Brasil Alfabetizado na Educação de Jovens e Adultos – módulo II, cujo atendimento vem sendo ampliado nesta gestão.

Educação de Jovens e Adultos (EJA)
A fim de oferecer oportunidade de escolarização para jovens e adultos a partir dos 15 anos de idade, cerca de 140 escolas de rede pública municipal recebem, no turno da noite, mais de 13 mil estudantes matriculados em 2006. Os estudantes do EJA cumprem todo o ensino fundamental, dividido em cinco módulos, num período de cinco anos ou menos. Turmas especiais de EJA contemplam estudantes portadores de necessidades especiais. Em 2006, 12 turmas de EJA Especial estão funcionando.

Projovem
O Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária (Projovem) foi iniciado no Recife com atendimento de 1.200 estudantes, na Estação da Juventude do Ibura. Com a abertura de mais oito estações atinge, ainda em 2006, 10.800 jovens. A proposta é oferecer a oportunidade de conclusão do Ensino Fundamental, orientação profissional e vivencia de ações comunitárias. O estudante obtém conhecimentos profissionais nas áreas de alimentação, construção e reparos, telemática, esporte e lazer e recebe uma bolsa mensal de R$ 100 durante o curso que tem duração de um ano. Jovens com idade entre 18 e 24 anos que terminaram o Ensino Fundamental I (de 1º e 2º Ciclos), mas não concluíram o Ensino Fundamental II (de 3º e 4º Ciclos) e não possuem vínculos formais de trabalho podem participar do Projovem. Os cursos são realizados, sobretudo no período noturno, sob a responsabilidade de professores selecionados e preparados para atuar no Programa.

Tecendo o Saber
O projeto oferece a jovens e adultos a oportunidade de estudar os conteúdos da primeira etapa do ensino fundamental (do 1ª e 2ª ciclos) ou dos módulos do EJA – Programa de Educação de Jovens e Adultos, dando continuidade ao trabalho iniciado na alfabetização. O curso dispõe de material didático próprio (oito livros e 65 vídeos voltados para o aprendizado do aluno e quatro livros e dez vídeos para auxílio metodológico do professor). A implementação pedagógica do projeto conta formação de professores e acompanhamento e avaliação de resultados. No Recife 70 educadores estão participando de formação. O Tecendo o Saber é desenvolvido em parceria com a Fundação Roberto Marinho, com apoio do Ministério da Educação e do Instituto Paulo Freire. Com duração de um ano, as aulas do Tecendo o Saber, no Recife, começam, em 2006, com 70 turmas de 30 alunos cada.

Programa BBeducar
O Programa BBeducar, de iniciativa da Fundação Banco do Brasil em parceria com a Prefeitura do Recife – Secretaria de Educação Esporte e Lazer e Coordenadoria do Voluntariado, alfabetiza jovens e adultos. Implatado desde 2001, o BBeducar formou 92 núcleos, totalizando 128 turmas e cerca de 1.200 alunos concluintes. O Programa encontra-se em fase de renovação de convênio.

Programa Profissionalizante
A Secretaria de Educação promove cursos básicos de formação profissional e cidadã para jovens e adultos a partir de 14 anos, matriculados na Rede Municipal de Ensino ou inseridos em projetos da Prefeitura. O Programa Profissionalizante atende, a cada ano, a cerca de 18 mil jovens, com uma média de 50 cursos por semestre em áreas que vão de estética facial, corte e costura, serigrafia e artesanato a acompanhante de idosos, idioma e atendente administrativo, dentre outros. O Programa Profissionalizante também possui turmas de alunos especiais, seguindo a política de ampliação do ensino e de inclusão social da Prefeitura do Recife. Os estudantes são acompanhados de perto pela equipe de Educação Especial e os professores do curso Profissionalizante são orientados por professores itinerantes da Rede.