SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ESPORTE E LAZER DO RECIFE

INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS

A Prefeitura do Recife cuida para que o acesso da população à educação básica seja amplo e inclusivo, garantindo o direito à matricula e promovendo ações pela igualdade de oportunidades. Quase metade do parque escolar está adaptado à circulação de pessoas com deficiências, 160 escolas municipais atuam com Educação Especial e sete salas são utilizadas para apoio pedagógico especializado. Atenção apropriada é dada por mais de 150 professores e professoras que atuam com educação inclusiva em sala de aula, outros 108 fazem trabalho de itinerância, percorrendo escolas para orientar colegas e dividir experiências, além de 49 professores/as presentes em classes especiais.

Mais da metade dos 877 estudantes com deficiências, que se matricularam, em 2006, na Rede Municipal de Ensino freqüentam as salas de aula do ensino regular. Uma parcela menor compõe turmas especiais (condutas típicas, deficientes auditivos, mentais e visuais). Quatorze creches do município atuam com o Programa de Estimulação Precoce, no qual os profissionais de educação valorizam as potencialidades das crianças com dificuldades específicas e orientam seus pais.

NÚCLEO DE ALTAS HABILIDADES

O Núcleo Municipal de Altas Habilidades trabalha aptidões de estudantes superdotados de escolas públicas e privadas em diversas áreas. Fruto de esforços entre a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife, o Ministério da Educação, a Associação dos Pais de Superdotados e o Departamento de Psicologia Cognitiva da UFPE, o Núcleo de Altas Habilidades coloca a Prefeitura do Recife no hall do primeiro governo municipal brasileiro a implementar um núcleo com esse perfil em parceria.

Com 15 professores e técnicos diretamente envolvidos no projeto, o Núcleo de Altas Habilidades encontra-se instalado na Escola Municipal Severina Lira, rua José Cavalheira, 97, bairro Tamarineira. O telefone de contato é (81) 3232.4150.