A Secretaria

a EMPREL

Apresentação

Metodologia de Desenvolvimento de Software

Ambientes Computacionais

Arquitetura dos Sistemas

Integração entre Sistemas

Softwares Homologados

Vigência deste Padrão Tecnológico de Referência

Este Padrão Tecnológico de Referência, na sua versão 2.0, deverá entrar em vigor imediatamente após a sua aprovação pela diretoria da EMPREL.

SECRETARIA DE FINANÇAS DO RECIFE

Empresa Municipal de Informática - EMPREL

Padrão Tecnológico de Referência Versão 2.0

Recife, 26 de junho de 2003

Arquitetura dos Sistemas

Uma das causas da falta de qualidade dos sistemas decorre da forma como o sistema foi concebido e desenvolvido.

Muitas vezes, pela falta de visão inicial da abrangência do sistema, ou pela urgência atribuída ao seu desenvolvimento, a equipe é levada a supor que um determinado sistema é um sistema de pequeno porte, isolado em relação a outros sistemas e de atuação departamental, quando de fato aquele sistema era um sistema corporativo que precisava se integrar com outros sistemas e cujo tempo de desenvolvimento ficaria acima de seis meses. A história dos desenvolvimentos mostra que essas situações são freqüentes.

A partir da constatação da mudança de escopo do sistema, a concepção do sistema é redirecionada, ainda em tempo de desenvolvimento, e dificuldades enormes aparecem decorrentes da sua estruturação inicial.

A arquitetura dos sistemas visa organizar as partes componentes dos sistemas, no sentido de permitir que mudanças na tecnologia empregada ou no próprio negócio possam ser implementadas sem maiores problemas.

A arquitetura serve para organizar o desenvolvimento, estruturar a solução, minimizar riscos técnicos e identificar oportunidade de reuso de código.

A arquitetura que está sendo definida neste documento prevê que todo sistema deverá ser dividido em camadas especializadas que são: GUI ou Graphic User Interface (Inteface Gráfica com o Usuário), Adaptação e transformação, Negócio e Dados.

A camada de Interface Gráfica com o Usuário é a camada que conterá o código que irá implementar a interação do sistema com os usuários (telas, relatórios e troca de dados). Utiliza serviços da camada de Adaptação e Transformação.

A camada de Adaptação e Transformação conterá o código que tratará a lógica de apresentação dos resultados das requisições dos usuários e a troca de dados com sistemas externos. Utiliza serviços da camada de Negócio.

A camada de Negócio conterá o código que irá implementar todas as regras de negócio do sistema. Utiliza serviços da camada de Dados.

A camada de Dados conterá o código que irá realizar todo o acesso aos dados.

Cada camada deverá ser independente das demais, em termos de tecnologia. Desta forma, se para um determinado projeto, na GUI, a equipe substituir a tecnologia Java pela tecnologia .Net, as demais camadas não sofrerão mudanças. Situação semelhante ocorre quando da mudança de um banco de dados Oracle para o DB2, por exemplo, na camada de Dados, onde as demais camadas não são modificadas.