Recife, Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Últimas Publicações
20/05/2009 
12:37  -  Obras na Bacia do Beberibe continuam como prioridade na MR 2.1

Publicações Anteriores: 19/05/2009, 14/03/2008, 13/03/2008
25/05/2007 
20:09  -  Prefeitura do Recife participa da Feira Beleza Nordeste
19:46  -  Prefeito em exercício participa de homenagem ao sociólogo Zé Amaro Correia
19:33  -  PCR comemora sexto aniversário do Centro de Educação Cristiano Donato
19:15  -  Trecho da Rua Mariz e Barros é interditado para obras
19:05  -  Aulão no Espaço Ciência vai reunir estudantes do ensino médio
17:35  -  Mães do programa Bolsa- Escola participam de palestra educativa
16:25  -  Prefeito em exercício prestigia inauguração da fábrica da Arcor
13:53  -  Festival de Circo do Brasil realiza oficinas
13:50  -  Capacitação de deficientes auditivos é encerrada com passeio
13:45  -  Mesa de Negociação tem nova reunião no dia 31
11:27  -  Prefeito em exercício prestigia estréia de A Pedra do Reino
11:20  -  Campanha Doação Cidadã chega ao Shopping Recife
 
10:36  -  Vigilância alerta para riscos da automedicação  Voltar às Manchetes
  


Hábito comum no Brasil, a automedicação é uma prática condenável e deve ser evitada pelo consumidor. Por um motivo bastante simples: apesar de usados para curar enfermidades e aliviar sintomas, os medicamentos também podem ser nocivos à saúde, principalmente se ingeridos erroneamente sem uma orientação adequada. Quem alerta é a Vigilância Sanitária do Recife. “A automedicação é perigosa porque ocorre de forma desorientada, podendo causar problemas às pessoas”, explica o gerente da Vigilância Sanitária, Luiz Paulo Brandão. O maior risco, diz ele, é a intoxicação. Estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que 12 mil casos do tipo ocorrem diariamente no Brasil provocados pela ingestão de medicamentos ou substâncias químicas. As crianças são as principais vítimas.

Um remédio ingerido sem a devida orientação médica também pode acabar cortando o efeito de outros medicamentos que a pessoa possa estar eventualmente tomando para algum tratamento específico. “As pessoas nunca devem seguir conselhos de vizinhos, pessoas da família ou de balconistas de farmácia. O ideal é procurar um serviço de saúde para que o médico possa avaliar o caso e receitar, se for necessário, o remédio mais adequado”, aconselha Luiz Paulo. Segundo ele, a boa prescrição médica é aquela que inclui o diálogo entre médico e paciente, independente da doença ou do tratamento indicado. Por isso, algumas perguntas básicas são imprescindíveis para se ter maior segurança do remédio que está sendo receitado. “É bom deixar claro também que farmácia não é loja de remédios e que a pessoa não deve ser ‘receitada’ pelo balconista só porque está com uma dor aqui ou ali. Além de correr o risco de agravar o problema, o consumidor pode gastar dinheiro com remédios inadequados”, complementa Luiz Paulo Brandão.

Genéricos - Responda rápido: Você sabe diferenciar o medicamento de referência do genérico quando vai à farmácia? Para quem ainda tem dúvidas na hora da compra, a Vigilância Sanitária do Recife dá as dicas. De acordo com o órgão de fiscalização sanitária, o remédio de referência é aquele produto pioneiro, inovador e que possui quase sempre um nome de marca (nome fantasia). Já o genérico é igual ou comparável ao de referência em quantidade de princípio ativo (substância que torna o remédio eficaz), concentração, forma farmacêutica, modo de administrar e qualidade. “A grande diferença do genérico é o preço ser mais barato. Além disso, ele traz na embalagem a letra G em tamanho grande indicando que o medicamento é genérico, o nome do princípio ativo e a inscrição Medicamento aprovado de acordo com a Lei nº 9.787/99”, explica o gerente da Vigilância Sanitária, Luiz Paulo Brandão. Ele cita o paracetamol e a dipirona como exemplo de medicamentos genéricos.

Falsificação – A Vigilância também orienta o consumidor para os medicamentos falsificados. Embora não seja tão comum como há dez anos, a falsificação é uma prática que ainda ocorre e deve ser observada na hora da compra do remédio. Para não ser enganada, a pessoa deve atentar para o lacre de segurança e a marca do fabricante (nome da indústria) metalizada na embalagem. “Em caso de dúvida, o consumidor deve falar pessoalmente com farmacêutico responsável da farmácia”, orienta Brandão. Em caso de denúncia ou dúvidas, a pessoa pode ligar para o Disque Saúde (0800.281.1520), da Prefeitura do Recife. O serviço telefônico é gratuito e funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h.

 

  
 
 
 

10:35  -  PCR dá dicas para o consumo seguro de medicamentos
10:32  -  Terminam hoje inscrições para oficina sobre Luiz Gonzaga
09:25  -  Atrações para todos os públicos invadem teatros municipais
08:38  -  Concerto nas Igrejas do Recife será aberto neste domingo
08:37  -  Servidores recebem salário de maio nesta sexta
08:34  -  Astrologia e Cultura Popular marcam aniversário da Castor & Pólux
08:31  -  2º Fórum Mulher aborda questões da violência
08:27  -  Batismo de Sangue se despede do Cinema do Parque
08:23  -  PCR realiza Ação Integrada na Mangueira
08:21  -  Sitio Trindade apresenta Palhaçadas
08:20  -  Arsenal da Música faz o último sábado de shows antes do São João
08:19  -  Recife sedia Pernambuco Open Nacional 2007 de Taekwondo
08:15  -  Programação do Pátio de São Pedro começa nesta sexta
08:12  -  Pandeiro do Mestre leva ritmo nordestino para Estação Recife

Pesquisa em Publicações Anteriores
 
Entre as datas (dd/mm/aaaa)
até
Com qualquer uma das palavras
Com o assunto
Dicas de Pesquisa

Página Principal Volta para Pesquisa

RSS do Boletim de Noticias  O que é isso?