SECRETARIA DE COORDENAÇÃO POLÍTICA DE GOVERNO

PROJETO CONSCIÊNCIA DEMOCRÁTICA POPULAR

A Secretaria de Coordenação Política de Governo através da Diretoria de Formação Cidadã realiza o Projeto Consciência Democrática Popular, viabilizando o exercício de uma concepção prática de cidadania com conhecimento e participação do povo em um governo democrático e popular.

Conhecer e trabalhar as desigualdades sócio-econômicas a partir da participação na gestão pública, bem como criticar as relações sociais discriminatórias e excludentes favorece a população e torna possível a compreensão e transformação da nossa sociedade.

A ação popular na gestão pública se constrói com a utilização dos diversos canais de participação social existentes na cidade do Recife oferecidos pela gestão através de propostas de intervenções políticas e administrativas de seus órgãos e secretarias, e ao cidadão comum o acesso a seus direitos sociais e políticos.

Assim, o projeto se afirma na possibilidade de uma plenitude da cidadania para todos. A partir do conhecimento dos direitos e deveres do cidadão e as propostas da gestão para as diversas políticas sociais.

Objetivos

Proporcionar às lideranças sociais informações pertinentes ao modelo e ao conteúdo do programa de gestão desenvolvido pela Prefeitura do Recife, através da realização de curso de capacitação Consciência Democrática Popular, na perspectiva de estabelecer um espaço dialogal permanente entre as lideranças e a esfera pública.

  • Socializar e fazer conhecer as diretrizes gerais e opções estratégicas, bem como, os valores orientadores do Governo Municipal;
  • Compreender a importância das diversas organizações sociais e comunitárias para o desenvolvimento social, político e econômico do Recife, enquanto cidade histórica;
  • Contribuir na formação política das lideranças sociais, ampliando seu universo conceitual e vocabular, através das atividades teóricas e práticas que serão desenvolvidas em torno das questões sócio-culturais;
  • Proporcionar elementos de estudo e análise que esclareçam aos participantes sobre o lugar do Recife na história do estado e do país.