projetos e ações .. requalificação da avenida caxangá


 

 



REQUALIFICAÇÃO DA AVENIDA CAXANGÁ



Um dos maiores corredores de tráfego de veículos do Recife, a Avenida Caxangá é também a principal via de transporte coletivo que o Centro Expandido aos bairros da Zona Oeste e municípios metropolitanos. Desde janeiro de 2002, a Prefeitura do Recife, através do Departamento de Projetos Urbanos da URB em parceria com a CTTU e a EMTU, iniciou obras de reestruturação ao longo dos 6 Km de extensão da avenida. Estão sendo alargados o canteiro central, os cinco giros e as 14 ilhas da Caxangá (trechos que comportam as paradas de ônibus). A obra receberá investimentos da ordem de R$ 2,5 milhões em recursos municipais.

Denominado de “Caminho dos Engenhos e das Palmeiras” as obras do resgate urbanístico prevêem a melhoria do fluxo de veículos, calculado em 60 mil/dia. A reestruturação vai atingir, principalmente, o corredor do transporte coletivo, que depois da reforma permitirá a passagem de dois coletivos e não apenas um, como acontece hoje.

Pelo projeto, será criada mais uma faixa exclusiva de ônibus ampliando o acesso em 50m no comprimento. As novas ilhas também obedecerão às normas de trânsito respeitando as determinações de adaptação aos deficientes físicos e visuais e aos idosos. Outra intervenção será a eliminação dos sinais de três tempos ao longo da avenida para facilitar os retornos à esquerda.