Uma cidade para todos é o que queremos. É necessário, para isso, um novo olhar sobre a cidade. E o Plano Diretor é um instrumento técnico e político importante, no momento em que indica as políticas, os princípios e as diretrizes para o reordenamento da ocupação físico-territorial do município.

Uma das características peculiares do Recife diz respeito ao processo informal de desenvolvimento urbano, que atinge mais de 50% do seu território, o que eleva a responsabilidade dos poderes públicos em pensar ações estratégicas para a garantia de uma cidade saudável, pautada na sua sustentabilidade.

O Plano Diretor consolidará a nossa permanente busca por uma cidade mais justa e que cuida das pessoas. Ele deverá regulamentar vários instrumentos urbanísticos voltados para elevar a qualidade de vida do povo que vive e trabalha no Recife. Nosso compromisso é com a inclusão social, no sentido de ampliar as possibilidades de desenvolvimento humano.

Sob a coordenação da Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente, através da Diretoria Geral de Urbanismo (Dirbam), foi elaborado um diagnóstico detalhado sobre o município. Esse diagnóstico permitirá conhecer cada parte da cidade, como está ocupado, como vivem as pessoas, quais os principais problemas e demandas.

Agora é a etapa mais importante: a visão da população sobre a cidade e a incorporação no texto das propostas e contribuições da sociedade civil. A nossa intenção é ter um Plano Diretor articulado com o que pensa cada segmento da sociedade. Desta forma, teremos em mãos um planejamento que considere os potenciais sociais, econômicos e ambientais que garanta tanto no presente, quanto no futuro, o uso democrático e sustentável dos recursos materiais disponíveis. São os requisitos indispensáveis para que a cidade seja de fato para todos

Recife, 05 de maio de 2004

João Paulo Lima e Silva
Prefeito do Recife