Atlas

Entenda o Atlas

Projeto

Algumas Conclusões

Mapas

Textos

Downloads

Expediente

........ Atlas do Desenvolvimento Humano no Recife - 2005

TEXTOS ANALÍTICOS: SOBRE O CONTEÚDO E A QUEM SE DESTINA

O Atlas do Desenvolvimento Humano no Recife, que contém um rico acervo de indicadores sociais relativos a essa capital nordestina, agrega um conjunto de ensaios relacionados com os temas desenvolvimento, demografia, renda, educação, habitação, vulnerabilidade social e índices de desenvolvimento humano (IDH). Destina-se a pesquisadores, gestores e técnicos governamentais, estudantes e outros leitores que têm interesse pelo conhecimento de questões sociais da cidade do Recife.

Trata-se de textos analíticos em que são comentadas informações elaboradas com base nos Censos Demográficos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), relativos aos anos de 1991 e 2000. A desigualdade social é o elemento básico que envolve todos os temas, consideradas a importância estratégica e a dimensão do problema numa cidade como o Recife — onde a vulnerabilidade social de amplos segmentos da população constitui um marco da questão social urbana no Brasil. Na primeira parte de cada texto, procura-se observar o Recife no contexto nacional, regional e no plano da região metropolitana, a partir de indicadores disponibilizados no Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil (2003). A idéia é fornecer um painel evolutivo do Recife, no período 1991-2000, comparativamente a outras metrópoles brasileiras,1 as demais capitais do Nordeste e municípios integrantes da Região Metropolitana do Recife. Na segunda parte, são examinados os indicadores disponibilizados em outro segmento deste Atlas Municipal, no nível intra-urbano, segundo as Microrregiões Político-Administrativas do Recife e por Unidades de Desenvolvimento Humano (UDHs) – unidades de análise adotadas com o objetivo de melhor identificar as desigualdades sociais no âmbito do município, resguardando-se comparações entre os espaços sociais relativamente homogêneos.

As opiniões e recomendações apresentadas resultam da análise de diversos estudiosos e das discussões técnicas desenvolvidas, no decorrer dos trabalhos, com a participação de representantes das Secretarias Municipais da Prefeitura do Recife diretamente ligadas às temáticas, e não refletem necessariamente os pontos de vista do PNUD nem das demais instituições participantes da elaboração do Atlas. Pela riqueza das análises, espera-se contribuir para ampliar o conhecimento sobre as questões sociais da cidade do Recife, bem como subsidiar, no plano local, a implementação e/ou o re-direcionamento de políticas públicas e de programas sociais de iniciativa governamental e da sociedade em geral.

O primeiro texto, de natureza mais conceitual e de referência, trata do Desenvolvimento Humano Sustentável adotado como paradigma e dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) assumidos como compromissos por governantes do mundo inteiro na Assembléia do Milênio realizada, em setembro de 2000, na Sede das Nações Unidas. “Recife: desenvolvimento e desigualdade”, apresentado a seguir, é um ensaio de síntese conclusiva que, a partir da realidade do Recife, traz considerações a respeito da idéia de desenvolvimento e do conceito de desenvolvimento humano, além de destacar algumas das conclusões alcançadas nos diversos textos temáticos. É um convite ao leitor para que enverede por uma leitura atenta das análises aqui oferecidas, acessando cada um dos temas a seguir relacionados:

1. O DESENVOLVIMENTO HUMANO SUSTENTÁVEL E OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO
Marielza Oliveira
Clique aqui para baixar o texto completo em formato PDF.

2. RECIFE: DESENVOLVIMENTO E DESIGUALDADE
Tânia Bacelar de Araújo | Tarcísio Patrício de Araújo
Clique aqui para baixar o texto completo em formato PDF.

3. O QUE REVELAM OS ÍNDICES DE DESENVOLVIMENTO HUMANO – IDH
Jan Bitoun
Clique aqui para baixar o texto completo em formato PDF.

4. DEMOGRAFIA E SAÚDE: PERFIL DA POPULAÇÃO
Maria Rejane Souza de Britto Lyra | Maria Ângela de Almeida Souza | Jan Bitoun
Clique aqui para baixar o texto completo em formato PDF.

5. DESIGUALDADE DE RENDA E DE POBREZA
Tarcísio Patrício de Araújo
Clique aqui para baixar o texto completo em formato PDF.

6. PADRÕES DE EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO RECIFENSE
Janete Azevedo
Clique aqui para baixar o texto completo em formato PDF.

7. DESENVOLVIMENTO HUMANO E HABITAÇÃO NO RECIFE
Lívia Miranda
Clique aqui para baixar o texto completo em formato PDF.

8. VULNERABILIDADE SOCIAL
Laura Maria Pedrosa de Almeida
Daniela Mariz | Djanyse B. de Arruda Mendonça | Terezinha Mendonça
Clique aqui para baixar o texto completo em formato PDF.



.....................