Principal Downloads Textos Expediente Contatos Mapa do Site

Desenvolvimento Humano: Cidadania para todos

Ainda no século passado, a ONU criou o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Posteriormente, diversos países passaram a elaborar, periodicamente, Relatórios de Desenvolvimento Humano Nacionais com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A partir de 2001 a Prefeitura, em parceria com o PNUD e o Ministério da Integração Nacional, vem desenvolvendo um projeto com o objetivo de colocar à disposição da sociedade os Índices e Indicadores do Desenvolvimento Humano do Recife e Região Metropolitana. São cerca de 220 indicadores agrupados em vários temas, além dos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), referentes aos anos de 1991 e 2000. Em mapas, gráficos, tabelas, textos e imagens, a realidade física e social do Recife foi exposta por Bairro, Microrregião, Região Político-Administrativa e Zona Especial de Interesse Social. Isto é o que está sintetizado no Atlas do Desenvolvimento Humano no Recife, que agora colocamos à disposição da sociedade – gestores públicos, estudiosos, agentes privados, cidadãs e cidadãos em geral. Conhecer a realidade da nossa cidade e do nosso povo nos seus detalhes e nas suas variantes, é uma condição básica para montar estratégias no sentido de enfrentar os problemas que os atingem e encontrar as soluções adequadas. O Atlas do Desenvolvimento Humano no Recife é uma ferramenta de atuação e transformação neste sentido. Ele vai nos ajudar a reorientar ações e políticas públicas, aprofundando a diretriz de que A Grande Obra é Cuidar das Pessoas.


João Paulo Lima e Silva
Prefeito do Recife

Entenda o Atlas Destaques
Entenda mais sobre o Atlas do Desenvolvimento Humano no Recife, a base espacial, o software, e o que este banco de dados pode oferecer. Atlas ganha premiação internacional do PNUD
A quarta edição do Prêmio de Desenvolvimento Humano do PNUD concedeu ao Atlas do Desenvolvimento Humano do Recife o Prêmio de Reconhecimento Especial nas categorias Policy Analysis and Influence e Innovation in HD Measurement Tool.
Mais detalhes
Projeto
Conheça o Projeto Desenvolvimento Humano no Recife e Região Metropolitana.
ATLAS METROPOLITANO abrange os 14 municípios do Grande Recife
Uma versão mais completa do Atlas do Desenvolvimento Humano no Recife, abrange a realidade socioeconômica dos 14 municípios que integram o Grande Recife. O Atlas Metropolitano permite conhecer as disparidades não só entre os municípios, mas no interior de cada um. Além do IDH e indicadores sociais, oferece mapas, imagens aéreas e um conjunto de estudos analíticos sobre demografia, educação, renda, trabalho, habitação, vulnerabilidade e desenvolvimento humano na região metropolitana.
Algumas Conclusões
Entre as metrópoles brasileiras, a esperança de vida ao nascer é menor no Recife (68,8 anos em 2000, semelhante à média nacional). Uma mortalidade infantil pior que a de algumas capitais e a alta taxa de homicídios influenciam o resultado.
leia mais Veja aqui as resportagens relacionadas ao Projeto.
Atlas do Desenvolvimento Humano no Recife - 2005 © Todos os direitos reservados