SECRETARIA DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO, OBRAS E DESENVOLVIMENTO URBANO E AMBIENTAL

Reabilitação do Centro Expandido

Partindo das políticas patrimoniais de revitalização do Barro do Recife à política de reabilitação integrada do bairro e seu entorno, o objetivo estratégico de Desenvolvimento Integrado do Centro Expandido considera o território ampliado da RPA 1. Tal ampliação de foco parte da constatação de que o Centro Expandido, e não apenas o Bairro do Recife, constitui-se numa área urbana adensada, com enorme quantidade de estoque patrimonial construído, e materializa as várias fases da história da cidade nos seus conjuntos de edifícios.

Ocupando uma área de 1.606 hectares, equivalente a 7,31% da área total da cidade, a população total residente do Centro Expandido é 78.098 habitantes (5,49% do total da população da cidade). Nos últimos anos, apresentou crescimento populacional positivo, porém, esse crescimento é reflexo do adensamento nas áreas pobres - são 12 distribuídas em seu território. Sua densidade populacional é de 48,63 habitantes por hectare, abaixo da média municipal de 64,83hab/ha.

Ao mesmo tempo, é grande a quantidade de estoque construído ocioso, como nos bairros de Santo Amaro, São José, Santo Antônio e Boa Vista, em especial na av. Guararapes e entorno. O território caracteriza-se também pela presença de empreendimentos privados de porte (pólo médico, shoppings e empresas de TI) e grandes espaços vazios e sub-utilizados (pátio da RFFSA, Cais José Estelita, a Vila Naval e entorno da Cruz Cabugá).

A atuação integrada da SPPODUA na reabilitação Centro Expandido considera a existência de infra-estrutura básica (saneamento, energia elétrica, telefonia, transporte) em todo o Território Central do Recife, juntamente com os núcleos do Complexo Turístico Cultural Recife Olinda. Elemento chave de intervenção, os Perímetros de Reabilitação Integrada - PRIs são identificados a partir de três critérios fundamentais: (i) presença do uso habitacional, existente e/ou potencial, (ii) presença de usos complementares ao habitacional, principalmente comércio e serviços cotidianos (padaria, mercadinho, oficina, farmácia, etc.), e (iii) presença de espaços e equipamentos públicos, como praças, largos, mercados e centros de compras. O dossiê dos PRIs está em fase de elaboração.

Exemplos de ações executadas e em andamento:

PROGRAMA MONUMENTA
  • Revitalização do Cais da Alfândega
  • Restauração da Igreja da Madre de Deus
  • Linha de financiamento para recuperação de imóveis privados localizados no Pólo.
  • Revitalização das ruas da Moeda, Madre de Deus, da Alfândega, Aluísio Periquito, Aloísio Magalhães e trechos da Vigário Tenório e Alfredo Lisboa.

PROJETO ARQUEOLOGIA URBANA
Implantação do Museu a Céu Aberto, dando visibilidade aos achados arqueológicos das muralhas do Recife e Arco do Bom Jesus, no Pólo Bom Jesus, em parceria com a UFPE, e com ordem de serviço assinada em fevereiro de 2006:

REQUALIFICAÇÃO DO CAIS DA AURORA
A intervenção, em parceria com a Emlurb e Secretaria de Educação, Esportes e Lazer, dotou o bairro de Santo Amaro de um espaço público de qualidade, potencializando a atratividade de empreendimentos habitacionais para o entorno.

NÚCLEO DE TRIAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Implantação de um núcleo na rua Imperial (bairro de São José), em parceria com a Emlurb, para catadores em sua maioria habitantes nas áreas pobres do entorno.

RECUPERAÇÃO DOS EIXOS COMERCIAIS
O Projeto Reviver Recife Centro, em parceria com o CDL, recuperou tradicionais corredores de comércio varejista do Recife (ruas Nova, Imperatriz, Duque de Caxias e Praça da Independência).

PROGRAMA MORAR NO CENTRO
Incentivo à moradia por meio do Programa de Arrendamento Residencial (PAR), da Caixa Econômica Federal. Um piloto na área central foi desenvolvido no edifício São Jorge, bairro de São José, contribuindo para o retorno do uso habitacional no centro do Recife.

RESTAURANTE POPULAR
Implantação de um restaurante popular no bairro de São José, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Coca Cola. Localizado nas imediações do mercado de Santa Rita e São José, é uma área de intensa atividade comercial de varejo, predominantemente popular.