SECRETARIA DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO, OBRAS E DESENVOLVIMENTO URBANO E AMBIENTAL

Projetos e Ações

Via Mangue



A Via Mangue é uma proposta de intervenção urbana e preservação ecológica que complementa outras ações já realizadas pela Prefeitura do Recife para melhorar a fluidez do tráfego na zona Sul. Além do ganho viário, a obra representa um projeto estratégico para o desenvolvimento econômico, social, turístico e de preservação ambiental para a cidade e o Estado.

O projeto completo inclui a implantação do Parque dos Manguezais, em Boa Viagem, dando uso e visibilidade a uma área pouco explorada da cidade. A construção da via nas margens do manguezal reduzirá os danos ambientais. Além disso, serão replantados cerca de cinco hectares de mangue. Vale destacar a remoção e reassentamento de 1.100 famílias residentes em palafitas.

PRIMEIRA ETAPA

A pedra fundamental da primeira etapa da Via Mangue foi lançada em ato público no dia 14 de março de 2006. O projeto consiste na construção de um túnel, que ligará a Avenida Antônio de Góis à Rua República Árabe Unida, passando por baixo da Avenida Herculano Bandeira, na Zona Sul do Recife. Também serão feitas melhorias em várias vias próximas. O investimento é de cerca de R$ 24 milhões, dos quais R$ 9,25 milhões são fruto de um convênio com o Ministério das Cidades.

O túnel, de 280 metros, vai possibilitar a ligação do sistema viário do Pina com o futuro traçado da Via Mangue, que chegará até as vias de entorno dos canais de Setúbal e do Jordão. Além disso, proporcionará melhora na circulação de veículos e pedestres entre o Cabanga e Boa Viagem, bem como entre o Pina, Jardim Beira Rio e Brasília Teimosa. A primeira etapa inclui ainda obras de pavimentação, drenagem, iluminação e acessibilidade às ruas Barão de Santo Ângelo, José Mariano Filho, Cacilda Porciúncula, República Árabe Unida, Nogueira de Souza e Santos Leite. A conexão com a Rua Tomé Gibson será viabilizada a partir da Rua Encanta Moça, permitindo acesso à Domingos Ferreira sem cruzar toda a Herculano Bandeira.

A Avenida Antônio de Góis ganhará faixa adicional do lado esquerdo, entre as ruas Buíque e Nogueira de Souza. O túnel terá 280 metros de extensão e 14,65 metros de largura, passando por baixo da Herculano Bandeira no cruzamento com a rua Manoel de Brito. A obra reduzirá as retenções no tráfego de veículos na Herculano Bandeira. Hoje, essa avenida recebe, no máximo, 2,5 mil carros por hora, quando poderia comportar até 7,5 mil.

OBJETIVOS DA PRIMEIRA ETAPA
- Possibilitar a ligação do sistema viário do Pina com o futuro traçado da Via Mangue.
- Melhorar o acesso à Zona Sul do Recife, garantindo maior fluidez na avenida Herculano Bandeira.
- Eliminar o semáforo na esquina da rua Manoel de Brito com a avenida Herculano Bandeira.
- Melhorar o acesso dos moradores de Jardim Beira-Rio e Brasília Teimosa entre os dois bairros e também para o Centro e Boa Viagem.

COMO FICARÁ O TRÂNSITO:
Avenida Herculano Bandeira - Os Motoristas não precisarão mais parar no primeiro semáforo e continuarão podendo entrar na rua Manoel de Brito nos dois sentidos, por cima do túnel.

Avenida Antônio de Góis - Pista esquerda – Para ir a Boa Viagem, entrar à esquerda na Manoel de Brito. Para ir ao Jardim Beira-Rio, cruzar o túnel até a rua República Árabe Unida.

Pista direita – Para ir à Herculano Bandeira, fazer o retorno na rua Cacilda Porciúncula (por trás do DNIT), pegar o túnel, seguir pela República Árabe Unida e voltar pela rua Nogueira de Souza.

Jardim Beira-Rio - Para ir ao Centro, seguir pela rua República Árabe Unida e acessar o túnel até a Antônio de Góis.

- Para ir a Boa Viagem, seguir pela Herculano Bandeira ou pela República Árabe Unida, que será prolongada até a rua Encanta Moça, de onde se poderá seguir até a Domingos Ferreira pela rua Tomé Gibson.

- Para ir a Brasília Teimosa, cruzar o túnel e a Antônio de Góis, ou seguir pela Herculano Bandeira. Brasília Teimosa

- Para ir a Boa Viagem, cruzar túnel e fazer loop de quadra na rua Nogueira de Souza até a Herculano Bandeira

- Para ir ao Jardim Beira-Rio, cruzar o túnel até a rua República Árabe Unida.