projetos e ações .. projeto viva a história


 

 



PROJETO VIVA A HISTÓRIA

Numa iniciativa pioneira, a Prefeitura do Recife está mostrando passagens da história e os hábitos culturais da cidade a partir do século XVII. Trata-se do projeto Viva a História.

Com o formato de teatro de rua, o projeto de educação patrimonial utiliza o cenário histórico do Bairro do Recife para contar a nossa história à população local, turistas e grupos escolares. O projeto de resgate cultural foi idealizado pela Secretaria de Planejamento do município em parceria com Escritório de Revitalização do Bairro do Recife.

O grupo teatral conta com oito atores do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado de Pernambuco. Um casal judeu, um casal do povo, um arauto, um casal de artistas e o conde Maurício de Nassau são os personagens utilizados para contar parte da história da construção da cidade do Recife.

A interpretação conta com figurino característico da época dos holandeses e judeus que residiam no bairro. No vestuário estão tecidos leves, fitas, rendas e adereços simples da cultura nordestina.

E não é só isso. Através do teatro de rua, também serão repassadas informações sobre o presente da cidade, ressaltando os projetos e programas que a Prefeitura está realizando para valorizar o Recife Antigo e melhorar a qualidade de vida da população local.


Confira a Programação

O teatro de rua será encenado em quatro estações:

Praça do Marco Zero; Rua do Bom Jesus; Praça do Arsenal e Rua do Apolo.

Pela manhã: Às 9h30, 10h40 e 12h10

Os espetáculos interativos acontecem nas segundas, terças, quintas, sextas e sábados.

À tarde e à noite: às 17h40, 18h50 e 20h20

Nestes horários, os atores estarão divulgando os monumentos, praças, edificações, mar, porto e arrecifes, nas quintas, sextas, sábados e domingos.