projetos e ações .. unidade de contenção e tratamento do chorume


 

 



UNIDADE DE CONTENÇÃO E TRATAMENTO DO CHORUME – ATERRO DA MURIBECA

Localizada na Estrada da Integração Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, a nova Unidade de Contenção e Tratamento do Chorume é uma ação conjunta entre as Prefeituras do Recife e Jaboatão dos Guararapes, junto com o Governo do Estado. A estação tem capacidade para receber em média de 3.000 toneladas de lixo por dia. A área do aterro equivale a 60 hectares e vai tratar, inicialmente, o volume de 8 milhões de toneladas de lixo acumulados no período de 1985 a 2001.

A Prefeitura do Recife tirou da paisagem o antigo lixão da Muribeca. O Aterro passou por uma ampla reforma, depois de 18 anos de funcionamento como depósito de lixo. O projeto de modernização é monitorado pelo Grupo de Resíduos Sólidos da Universidade Federal de Pernambuco.

A obra de construção da unidade de contenção e tratamento de chorume no Aterro da Muribeca foi planejada visando atender as normas técnicas de controle da Companhia Pernambucana de Recursos Hídricos (CPRH) e a resolução Conama nº 20. A obra foi concluída num prazo de 10 meses e envolveu recursos na ordem de R$ 2.368.000,00. A área utilizada para implantação da Unidade de Contenção e Tratamento do Chorume, localiza-se à margem esquerda da estrada de acesso ao Aterro e tem uma dimensão de 21.146 m2.

Como funciona

O tratamento será feito com o auxílio de uma lagoa de recirculação das células (para receber 70% do chorume), uma de decantação anaeróbica (onde o chorume não entra em contato com o oxigênio), três lagoas facultativas para o processo aeróbico e duas lagoas de fitorremediação. O chorume – líquido que resulta da decomposição do lixo orgânico em contato com o ar - circulará através de 2 mil metros de rede de drenagem. Com o sofisticado processo, apenas 30% do líquido (chorume) já tratado será escoado para o Rio Muribequinha (Jaboatão), garantindo uma melhor qualidade de vida para a população local e preservação do meio ambiente.

Ações Sociais Desenvolvidas pela Gestão Compartilhada

As 48 famílias retiradas do lixão da Muribeca receberam, através de concessão do Governo do Estado, 44 habitações definitivas. Trinta e um catadores foram inseridos nos Programas de Coleta Seletiva da Emlurb e agora farão parte da Associação dos Recicladores da Muribeca.

As ações sociais envolvidas na construção da Unidade de Tratamento do Chorume visaram principalmente uma sensível redução do número de crianças e adolescentes trabalhando na área do lixão. Para combater a exploração dessa mão-de-obra, a gestão integrada intensificou a fiscalização rodoviária no acesso ao aterro; ampliou o quadro e capacitou os vigilantes para impedir a entrada de menores de 18 anos.

Entre as ações de combate ao trabalho infantil no lixão estão, ainda, o encaminhamento dos menores à Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente e a inclusão das crianças e adolescentes no Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil.

Quantitativos da Obra