SECRETARIA DE SERVIÇOS PÚBLICOS

Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

Projetos e Ações
Ciclovias no Recife

   Ciclovias no Recife
   Ciclovia Centro
   Ciclovia Orla
   Ciclovia Tiradentes

A Prefeitura do Recife, através da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), está abrindo caminho para o ciclista. O hábito de pedalar tem sido estimulado com a criação de uma malha cicloviária, ou seja, espaços exclusivos para o tráfego de bicicletas. Atualmente, a cidade conta com 13,2Km de pistas para a prática do esporte, distribuídos entre as ciclovias Centro, Orla e Tiradentes.

A malha cicloviária em funcionamento tem organizado o fluxo de bicicletas nas vias e proporcionado segurança a esportistas e condutores. Com áreas planas e um clima tropical, a cidade ainda favorece a prática do ciclismo em outras localidades. Por isso, novas rotas específicas para bikes serão criadas em vários pontos da capital pernambucana, como prevê o projeto Ciclovia Recife.

Para os cidadãos, as ciclovias oferecem uma alternativa de lazer e um estímulo ao comércio entre bairros circunvizinhos. Afinal, elas incentivam o hábito saudável de fazer atividades físicas e as relações sociais. Ainda instigam a prática de um esporte ecologicamente correto, pois não polui o meio ambiente. Já o comércio local ganha novo fôlego, principalmente nos serviços de entrega e carga.

De esporte a meio de transporte - O incentivo ao ciclismo também é uma forma de inclusão social. Isso porque pedalar é uma alternativa para se locomover. Mais barato e acessível à população de baixa renda, a bicicleta é um meio transporte muito usado por pessoas que não dispõem de dinheiro para pagar a passagem do ônibus. Nesse caso, as ciclovias servem de rota segura para quem diariamente vai ao trabalho, escola ou faz serviços de entrega em bairros residenciais.

Penalidades - Os veículos automotores não podem trafegar nem estacionar nas áreas demarcadas para os ciclistas. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar sobre a ciclovia é uma infração média, ocasiona multa de R$ 85,13 e a inclusão de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (artigo 181, inciso VIII). Já transitar com o veículo pela ciclovia é uma infração gravíssima, com multa de R$574,62 e a inserção de sete pontos na CNH (artigo 193).