SECRETARIA DE SERVIÇOS PÚBLICOS

Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

A Municipalização do Trânsito

TRÂNSITO DO RECIFE - UM PANORAMA

Frota veicular

O Recife possui, hoje, uma frota com cerca de 400 mil veículos registrados no município. Mas, diariamente, circulam 620 mil veículos pelas ruas e avenidas da capital pernambucana, devido à centralidade e polarização dos serviços.

Na última década, a cidade teve um aumento de 44% na sua frota, que causou uma forte pressão no sistema viário. A situação ainda é agrava pela entrada de 3 mil veículos novos por mês.

Infra-estrutura viária

Os principais corredores, vias artérias e coletoras de tráfego têm uma demanda média de 60 mil veículos/dia, nos horários de pico. Esse é o motivo da constante saturação das vias e retenções nas proximidades dos semáforos.

Sinalização horizontal (marcas viárias ou pintura de pavimento)

Para tornar o trânsito mais seguro, a Prefeitura do Recife, através da CTTU, tem realizado um grande investimento na sinalização horizontal das ruas e avenidas do Recife. Em 2005, foram pintados cerca de 82 mil metros quadrados de pavimento. A ação beneficiou importantes corredores viários, como avenida Boa Viagem, Cruz Cabugá, Estrada do Arraial, Conselheiro Rosa e Silva, Rui Barbosa.

A melhor visualização das lombadas físicas também foi uma meta da CTTU, que realizou a pintura de 800 quebra-molas. Atendendo à solicitação das comunidades, as vias da cidade ainda receberam 180 novas lombadas. A maioria dos equipamentos foi instalada em áreas residenciais, onde os motoristas desenvolviam alta velocidade, aumentando o risco de atropelamentos.

A segurança do pedestre e sua mobilidade também motivaram outros investimentos, como a implantação de mais faixas de travessia. Em 2005, incluindo a manutenção e instalação de novos pontos, a CTTU pintou cerca de 2,5 mil faixas de pedestres. Dentro do Programa de Mobilidade Responsável, lançado pela Prefeitura do Recife em setembro, houve a sinalização de faixas nas proximidades de vários centros educacionais, beneficiando os bairros de Santo Amaro, Boa Vista, entre outros.

Sinalização Semafórica

A Prefeitura do Recife, através da CTTU, está modernização os equipamentos semafóricos com o objetivo de proporcionar uma maior fluidez ao trânsito da cidade. Hoje, o Recife dispõe de 593 semáforos, dos quais apenas 68% são equipados com controladores eletrônicos ou digitais (GIT - Gerenciador Inteligente de Trânsito). Os modernos controladores proporcionam melhor programação semafórica, possibilitando implantar planos de tráfego diferenciados ao longo do dia, bem como uma melhor sincronização entre os semáforos. Apenas 32% são sinais de trânsito com controladores eletromecânicos, que têm recursos limitados.

Nos primeiros seis meses de 2006, o Centro e a Zona Norte do Recife receberam uma atenção especial. Treze corredores viários de intenso fluxo de veículos ganharam controladores eletrônicos, proporcionando melhorias ao tráfego nos bairros de Santo Antônio, Boa Vista, São José, Beberibe, Encruzilhada, entre outros. As avenidas Beberibe, Manoel Borba, João de Barros, Mário Melo e Rua Gervásio Pires foram algumas das vias beneficiadas. Com os novos equipamentos, os sinais estão com as programações de aberto e fechado sincronizadas.

A CTTU ainda implantou controladores eletrônicos e semáforos com lâmpadas à base de Led nas avenidas Conde da Boa Vista, Dantas Barretos, 1º de Março, Nossa Senhora do Carmo, Martins de Barros e Praça da República. Com os semáforos sincronizados, o tráfego de veículos ganhou um novo fôlego no Centro da cidade. Para dar mais seguranças aos motoristas, os semáforos dessas vias também passaram a realizar a programação do amarelo intermitente (ou piscante), no horário noturno, quando o fluxo de veículos é pequeno.