SECRETARIA DE SERVIÇOS PÚBLICOS

Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

Projetos e Ações
Projetos e Intervenções de Trânsito

* Binário da Avenida Barão de Souza Leão / Rua 10 de julho
Em março de 2005, a Prefeitura do Recife entregou à população mais um acesso para a zona sul. Trata-se do prolongamento da Rua 10 de Julho, que viabilizou o pleno funcionamento do binário da Rua Barão de Souza Leão. A intervenção facilitou a circulação de veículos na área, devido ao melhor escoamento do tráfego e a eliminação do desvio obrigatório pela Rua 20 de janeiro, no sentido Aeroporto/Boa Viagem.

* Trânsito nas Graças:
A CTTU alterou a circulação de veículos e regulamentou o estacionamento em sete vias no bairro das Graças. O fluxo de automóveis foi modificado nas ruas Jacobina, Manoel de Almeida e Medeiros de Albuquerque, que também sofreram restrições na área de estacionamento. O projeto de ordenamento foi elaborado com a participação de moradores e teve o objetivo de dar maior fluidez ao trânsito local.

* Retorno no Cais de Santa Rita:
A CTTU mudou a circulação no Cais de Santa Rita para acabar com os engarrafamentos causados pelo conflito de carros e ônibus no local, após a inauguração do novo Terminal de Passageiros. Em frente ao armazém 16 e 17, foi aberto o novo retorno para facilitar a circulação no Cais. Os motoristas agora podem retornar no cais pela rua paralela ao shopping popular, uma via subseqüente à que antigamente era utilizada como retorno, entre os Armazéns 16 e 17. Além disso, o giro de 60 graus no cais voltou a ser permitido no horário das 20h às 6h.

* Avenida Beira Rio:
A CTTU modificou a circulação de veículos na Avenida Beira-Rio, entre a Ponte Professor Morais Rego e a Rua Inhuma, e em mais duas vias do bairro da Madalena. A nova sinalização beneficiou diretamente o tráfego entre os bairros da Madalena e Derby. Com a intervenção, passou a ser permitido o trânsito de veículos em dois sentidos no trecho da Avenida Beira-Rio. O perímetro, que antes era mão única, foi alargado e ganhou mais duas faixas de rolamento que permitiu as mudanças no local. A Rua Inhuma também passou a ser mão dupla e para garantir o livre fluxo de veículos.

* Padronização dos táxis:
A iniciativa da CTTU proporcionou vantagens à população, assim como para a categoria. A identificação visual dos veículos de táxi facilitou a fiscalização do serviço, evitando que táxis de outros municípios façam ponto em Recife. Já a CTTU também passou a ter um maior controle sobre os permissionários. Uma segurança a mais para o usuário. O táxi deve apresentar as seguintes características: ser branco e constar em sua lateral uma área em azul, com as inscrições Táxi Comum, além do símbolo do Sistema de Transporte Municipal (STM). Também devem constar, nos veículos, os adesivos com o 0800 da CTTU, a marca do STM e o símbolo da Prefeitura do Recife.