SECRETARIA DE SERVIÇOS PÚBLICOS

Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

Projetos e Ações
Trânsito Melhor

O trânsito do Recife agora é municipalizado e os resultados já podem ser sentidos: melhor sinalização nas vias, agilidade no atendimento aos usuários, campanhas educativas e melhor organização.

Desde de primeiro de janeiro de 2003, o trânsito da cidade passou a ser coordenado pela Prefeitura do Recife que assumiu as atividades relacionadas à circulação de veículos e pedestres, ao estacionamento e à parada de veículos e animais, à aplicação e julgamento de multas e à sinalização nas ruas. Com o Governo do Estado continuam as questões relacionadas aos condutores (formação, CNH, permissão para dirigir) e aos veículos automotores (registro, licenciamento, Renavam, que são atribuições estaduais, definidas no CTB). DER, DNER e as polícias rodoviárias atuam nas rodovias.

A municipalização resultou no aumento de agentes de trânsito atuando nas ruas. A quantidade de veículos de apoio também foi ampliada. A CTTU disponibiliza, desde o primeiro momento, veículos de fiscalização, motocicletas, vans e guinchos. O Recife tem hoje mais de 30 pontos de fiscalização eletrônica.

A sociedade tem participação garantida nas decisões o Conselho Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT), que atua na formulação das políticas de forma democrática e transparente. O CMTT é composto por 14 membros, incluindo representantes da Prefeitura, Governo Estadual, Câmara Municipal, usuários, estudantes, sindicatos e empresários.