SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO
18 a 25 de Setembro de 2005


A Prefeitura do Recife, através da CTTU (Companhia de Trânsito e Transporte Urbano), vai realizar diversas ações educativas e promocionais, em comemoração à Semana Nacional de Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro, em todo Brasil. Os trabalhos enfocarão o slogan "No trânsito, somos todos pedestres", sugerido pelo Denatran, com apresentações de esquetes teatrais, realização de blitze educativas, exposição, distribuição de material informativo, entre outros eventos.

EXPOSIÇÃO - As atividades foram abertas com a exposição de equipamentos de trânsito, no pátio do edifício sede da Prefeitura, na segunda-feira (19/09). A exposição encontra-se no hall da Prefeitura da Cidade do Recife, local escolhido devido a grande concentração de público diariamente. Entre os equipamentos estão viaturas e motos, modelos de placas de trânsito, redutores de velocidade, cones e cavaletes. Os visitantes têm uma idéia de como funciona uma sala de monitoramento de trânsito, feita por circuito de câmeras, onde técnicos da CTTU, fazem demonstrações aos usuários através de um computador que mostra registro de gravações com situações do trânsito. A exposição também conta com a participação dos personagens folclóricos Mateus e Catirina, que deram o seu recado através de esquetes teatrais e dando dicas de travessia segura e respeito às sinalizações de trânsito. A exposição funcionará das 8h às 13h, até o dia 23.

CAMPANHA - As ações educativas serão intensificadas na quinta-feira (22/09), com a realização da campanha 'Na Cidade Sem Meu Carro'. Nessa edição, será interditada a pista leste da Rua da Aurora, no trecho entre a avenida Mário Melo e a Ponte do Limoeiro, das 8h às 11h. As empresas com sede na via serão informadas sobre a campanha e seus funcionários convidados a deixarem os carros em casa e utilizarem outras formas de transporte para chegar ao trabalho. Isso porque a iniciativa propõe um dia de reflexão sobre as conseqüências do uso exagerado do automóvel particular nos centros urbanos.

Com a interdição, a Rua da Aurora vai acomodar oficinas e atividades pedagógicas voltadas para a valorização do pedestre e a segurança no trânsito. Cerca de 300 crianças do ensino fundamental vão participar de uma blitz educativa, oficina de pintura e assistir a uma encenação teatral. Além disso, serão realizadas atividades recreativas para os estudantes compreenderem os obstáculos enfrentados por pessoas com deficiência física. Eles vão brincar com algo que dificulte sua mobilidade, como venda nos olhos, peso nas pernas e imobilização das mãos.



Entre em contato:
cttu@recife.pe.gov.br