SECRETARIA DE SERVIÇOS PÚBLICOS

Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

Projetos e Ações
Zona Azul

A Prefeitura do Recife, através da CTTU, está promovendo a democratização do espaço público nas movimentadas vias do Centro. Para isso, o estacionamento rotativo Zona Azul passou por uma requalificação em outubro de 2005, quando teve um acréscimo de 346 novas vagas e a sinalização foi modernizada. A iniciativa tem garantido que o maior número de pessoas possa deixar seu carro nas ruas do bairro do Recife Antigo, São José, Santo Antônio e Boa Vista, pólos tradicionais de serviço e cultura.

Os condutores, agora, contam com 3.638 vagas destinadas a carros, motos, ônibus de turismo, táxis, veículos de carga e descarga. A Zona Azul também está com novo horário de funcionamento: das 8h às 18h de segunda a sexta-feira e das 8h às 12h aos sábados. Outra inovação é o tempo máximo de permanência que varia de duas a cinco horas, não mais existindo as vagas de duração de uma hora, que havia na Rua da Concórdia, um dos principais pontos comerciais da cidade.

Reformuladas, as placas apresentam hoje um layout simplificado que proporciona a fácil assimilação por parte dos usuários e turistas. Elas seguem um padrão e, por isso, podem ser prontamente substituídas, se forem danificadas. Antes, eram cerca de 40 tipos diferentes de placas, o que dificultava a reposição. Além disso, a nova sinalização vertical tem uma maior durabilidade. Composta por fibra de vidro, as placas tem uma vida útil de aproximadamente 15 anos. As antigas apresentavam a duração média de três anos.

Cartão - Mais moderno, o cartão agora é preenchido como as raspadinhas. Os campos de dia, mês e horário, devem ser raspados e os usuários só preenchem de caneta o campo onde é indicado para a placa do veículo. O cartão também possui novas marcas de segurança e outras camadas de cores. As mudanças visam evitar fraudes que lesavam o usuário do estacionamento rotativo. No caso de dúvida, o motorista pode observar as instruções no verso do cartão. O preço continua o mesmo: cada unidade custa R$ 1,00.

Gratuidade para idosos

Desde março de 2006, a Prefeitura do Recife, através da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), garante aos idosos a gratuidade no estacionamento rotativo Zona Azul, no Recife. O benefício entrou em vigor através do Decreto n° 21.761, que regulamenta a Lei Municipal N°. 17.116/2005. Porém, para o idoso ter a gratuidade, é preciso se cadastrar junto ao órgão de trânsito do município.

O idoso tem o direito de cadastrar um único veículo, do qual seja proprietário ou dele se utilize como passageiro ou condutor. Em caso de impedimento do idoso, o cadastramento pode ser feito através de representante legal, com procuração autenticada em cartório datada deste ano. Após a vistoria do veículo, o usuário recebe um selo identificador e o talão de Zona Azul específico para o idoso.

Com o benefício, a CTTU elaborou projetos para redistribuir as vagas de estacionamento Zona Azul e colocá-las nas extremidades dos quarteirões e próximo às vagas de deficientes físicos, para permitir uma maior acessibilidade e segurança ao idoso. Até o final do ano, serão disponibilizadas 113 vagas destinadas às pessoas maiores de 60 anos.

Documentos necessários para o cadastro

Se o idoso for o motorista
  1. Cópia e original de documento do veículo (CRLV).
  2. Cópia e original de Carteira de Habilitação (CNH).
Se o idoso for apenas o passageiro
  1. Cópia e original do documento de identidade do idoso.
  2. Cópia e original da Carteira de Habilitação (CNH) do condutor.
  3. Cópia e original de documento do veículo (CRLV).