Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana - EMLURB

Ações

Áreas Verdes

O Recife tem cerca de 450 praças e 10 parques e grande parte deles mantida e conservada pela EMLURB. A Gerência de Praças e Áreas Verdes é responsável pela revitalização paisagística das praças e parques, pela manutenção de fontes e lagos, criação de peixes em lagos, intervenção em refúgios, canteiros centrais e áreas isoladas, e mantém periodicamente fiscalização das praças e dos parques do Recife.

A EMLURB executa ainda os serviços de rebaixamento de copa, erradicação e plantio de árvores em parques, praças e áreas verdes públicas, que compreende 220 km2 na Cidade, distribuídos em 94 bairros que estão divididos em 6 RPAs (Regiões Político-Administrativas).

As mudas de plantas ornamentais e frutíferas utilizadas são produzidas na sementeira da Empresa, que também administra o Jardim Botânico da Cidade. O principal objetivo é a produção de mudas Herbáceas, Arbustivas e Arbóreas para atender à arborização de domínio público em passeios, praças e parques do Recife, além de implantar pomares urbanos em diversos pontos. O controle de pragas e doenças na arborização urbana e a implantação de manguezais também são tarefas desenvolvidas.

A EMLURB possui uma Oficina de Brinquedos responsável pela fabricação, instalação e manutenção dos equipamentos de lazer em todas as praças e parques do Recife, manutenção de gradis e recuperação de ferramentas utilizadas nas atividades de ajardinamento. Além de um mini zoológico no Parque 13 de maio com macacos, saguis, e diversas aves.

Para melhorar a qualidade de vida da população do Recife, os espaços verdes devem ser ampliados e mantidos em perfeitas condições. Os equipamentos já existentes devem ser recuperados, para que a comunidade possa usufruir cada vez mais. Para isso a EMLURB mantém o Programa Adote o Verde que amplia a parceria entre a iniciativa privada e a Prefeitura e otimiza os recursos aplicados, agilizando e melhorando os serviços prestados à comunidade.