Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana ­ EMLURB

Ações

Coleta Seletiva

A coleta seletiva, desde 2001, realiza ações para a melhoria e preservação do ambiente, tratando de forma adequada os resíduos sólidos gerados pela população do Recife. As ações visam orientar a separação do lixo domiciliar orgânico do lixo reciclável. Para que a coleta atinja as metas planejadas pela EMLURB, foi lançado um programa operacional e educativo de coleta porta-a-porta em residências, condomínios, escolas públicas e particulares, empresas e indústrias que se interessem em participar do programa. Trata-se de um conjunto de ações em que o município é parte integrante na preservação do meio ambiente.

A coleta seletiva é viabilizada através de caminhões compactadores que fazem os circuitos em dias alternados a partir das 8 (oito) horas da manhã. Uma vez por semana, de segunda a sábado, o caminhão da coleta seletiva circulará pelos 43 bairros onde acontece a coleta domiciliar alternada. São 36 roteiros.

Roteiros da Coleta Seletiva

RPA 01
Centro Expandido: Nesta área, a coleta permanecerá diária devido às características da localidade (zona de comércio e de grande circulação de pessoas)
Bairro atendido: Santo Amaro
Obs: O bairro é atendido desde 2004 com a coleta domiciliar alternada sofreu alteração apenas no horário de recolhimento que passa a ser diurno nas terças, quintas e sábados.
Comunidades que não sofrerão alterações: Beco dos Casados, Santo Amaro e Santa Terezinha.
Obs: A coleta nessas áreas não será alterada por serem comunidades de baixa renda com ruas estreitas e dificuldade de acesso. Nesse caso, a coleta é efetuada manualmente permanecendo com freqüência diária.

RPAs 02 E 03
Bairros atendidos em 2004: Graças, Aflitos, Espinheiro, Jaqueira e parte dos bairros da Tamarineira, Parnamirim, Rosarinho, Encruzilhada, Torre, Madalena, Prado, Derby, Ilha do Retiro e Paissandu.
Ampliação em 2006: Arruda, Cajueiro, Campina do Barreto, Hipódromo, Campo Grande, Torreão, Apipucos, Monteiro, Casa Forte, Santana, Poço da Panela, Ponto de Parada e parte dos bairros da Encruzilhada, Rosarinho, Casa Amarela e Tamarineira.
Coleta Alternada: terças, quintas e sábados durante o dia.
Comunidades que não sofrerão alteração: Beira Rio, Fundão, trecho da 13 de Julho, trecho da Saramandaia, trecho de Chão de Estrelas, parte de Capilé, Ilha do Joaneiro, Dix Sept Rosado, Chie, Padre Vilerman, Campina do Barreto, Vila Esperança, Silva Jardim, Sítio dos Pintos, Sítio São Braz, Alto do Mandú, Alto Santa Isabel, Poço da Panela, Vila dos Comerciários e Vila Banorte.

RPAs 04 e 05
2004: Não havia bairro com coleta alternada e seletiva
2006: Engenho do Meio, Torrões, Cordeiro, Bongi, San Martin, Mustardinha, Estância, Mangueira, Afogados, Jiquiá e parte dos bairros da Iputinga, Prado, Areias e Caçote.
Coleta Alternada: segundas, quartas e sextas, durante o dia.
Comunidades que não sofrerão alteração: Vila Redenção, Roda de Fogo, Sítio do Berardo, Rei do Gado, Tabaiares, Caranguejo, Vila Miami, Ourém, Sisgimundo, Vietnam, Vila Arraes, Mustardinha, trecho do Bongi, trecho da Estância, trecho da Mangueira, Piolho, Lauro Sodré, Poço, Iraque I e II, Marrom Glacê, Vila Tamandaré, Rua do Rio, Rua dos Prazeres, Mangue Seco e Chico Xavier.

RPA 06
2005: Pina, Boa Viagem, Setúbal e parte do bairro da Imbiribeira
Ampliação em 2006: a partir de agora todo o bairro da Imbiribeira será contemplado
Coleta Alternada: segundas, quartas e sextas durante o dia.
Comunidades que não sofrerão alteração: Sítio Grande, Salinas e Dancing Days

A cooperação da sociedade civil e das organizações governamentais e não governamentais é muito importante neste processo que é essencialmente de integração e responsabilidade de todos. O avanço da poluição originária dos resíduos sólidos pode ser facilmente controlada. É uma questão de educação e conscientização. O Planeta pede socorro e devemos fazer nossa parte. Colabore! Faça sua parte!

Coleta Seletiva de PEV´s (Posto de Entrega Voluntária)

Esses equipamentos encontram-se espalhados por toda a Cidade, em pontos estratégicos e de grande fluxo, onde a população pode depositar, voluntariamente, os materiais em separado. Diariamente são percorridos todos os PEV's e recolhido o material doado, que é destinado aos núcleos de catadores de lixo e Organizações Não Governamentais - ONG's associadas a EMLURB, as quais comercializam o material para contribuir na renda familiar dos catadores.

A proposta é começar o trabalho com catadores de uma RPA (Região Político Administrativa), congregando-os em um Núcleo de Triagem que, posteriormente, com ações de apoio da Prefeitura, EMLURB e empresas privadas, transformará-se em Cooperativa auto sustentável. Os equipamentos necessários serão doados pelas empresas privadas, a coordenação da Cooperativa será exclusiva dos catadores envolvidos e supervisão da EMLURB, que irá proporcionar assistência sócio-educacional.

Coleta Seletiva Comunitária

A EMLURB está desenvolvendo trabalho junto às comunidades de baixa renda, criando núcleos de catadores (aproximadamente 400), que, posteriormente se reunirão em Cooperativas, nos vários bairros da cidade.

As RPA's (Regiões Políticas Administrativas) que abrangem Boa Viagem e o Centro terão dois Núcleos, por abrangerem áreas com grande demanda de material reciclável, com perspectiva da criação de mais 06 (seis), perfazendo um total de oito núcleos, assim distribuídos:

RPA 1 - Santo Amaro;
RPA 2 - Campo Grande;
RPA 3 - Casa Amarela/ Vasco da Gama;
RPA 4 - Torre/ Madalena;
RPA 5 - Afogados/ Mustardinha;
RPA 6 - Boa Viagem.

Coleta Seletiva em Áreas Privadas

Consiste em ações conjuntas com colaboradores como à Associação de Empresas do Mercado Imobiliário (ADEMI) e o Sindicato da Habitação (SECOVI), dentre outros, os quais produzem grandes quantidades de recicláveis e trabalham em parceria com a EMLURB na doação dos materiais.

Tais atividades permite que os imóveis possuam um diferencial, pois recebem certificado de qualidade dentro da concepção de desenvolvimento sustentável do meio ambiente. Os contemplados na experiência pioneira estão divididos em bairros do Recife, entre eles Boa Viagem e Caxangá. A meta é valorizar não apenas os imóveis, mas o meio ambiente e a qualidade de vida da população.