Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana - EMLURB

Ações

DRENAGEM E PAVIMENTAÇÃO

O Recife, situado na confluência de vários rios, com baixa altitude relativa ao nível do mar e pluviometria, possui extensa rede de canais, cerca de 100 quilômetros, que atravessam o seu território em várias direções e exigem um cuidado muito especial da população e da administração pública. Manté-los fluindo para assegurar uma drenagem perene sem o risco de obstruções danosas à saúde e prejudiciais ao tráfego, é uma tarefa complexa que exige muito trabalho e um eficiente e detalhado planejamento.

A cidade possui registrados 67 canais que vazam para as cinco bacias de concentração. São elas: Bacia do Rio Capibaribe (mais extensa), Rio Tejipió, Rio Jordão, Rio Jiquiá e Rio Beberibe (possui o canal mais longo - Vasco da Gama/Peixinhos, cuja extensão mede 8 quilômetros), (Link - Tabela de canais)
O sistema de micro-drenagem é constituído de canaletas e galerias, que coletam as águas pluviais e conduzem aos rios e canais, possuindo aproximadamente 700 km de extensão.


Manutenção dos canais

A manutenção dos canais é realizada, com a periodicidade anual, manualmente ou mecanicamente (quando é permitido o acesso dos equipamentos) com o emprego de retro-escavadeiras em canais de pequena secções e escavadeiras hidráulicas ou drag-line nos canais de maior largura. Os detritos recolhidos são transportados para o Aterro Sanitário da Muribeca.

As ações de limpeza dos canais têm também o objetivo de evitar que os transbordamentos causados pelas obstruções alterem a rotina da cidade. Sob esse aspecto o Recife ganhou uma solução definitiva no trecho cortado pelo Canal Derby-Tacaruna, duas comportas que vão evitar o transbordamento nas imediações do Parque Amorim, facilitando o trânsito na Avenida Agamenon Magalhães, que é um dos mais estratégicos corredores de tráfego da capital.

A limpeza das canaletas e galerias é manual, com a desobstrução das caixas coletoras e dos tubos que compõem o sistema de drenagem. Atualmente, está sendo testada a limpeza mecânica das galerias, utilizando-se bombas de alta pressão que farão o hidrojateamento e a remoção de entulhos pela técnica do vácuo-compressor. Com a nova tecnologia, os serviços avançarão mais rapidamente e com mais eficiência, sem necessidade do contato humano com as galerias.

Comportas

Os técnicos da EMLURB projetaram duas comportas para controle do fluxo das águas. Uma foi instalada no leito sul do Canal Derby-Tacaruna, em frente ao Hospital Português e o outra no eixo Norte, em frente ao Shopping Tacaruna. Estas vão evitar o transbordamento nas imediações do Parque Amorim, cena comum para os recifenses em dias de maré alta e garantir a perenidade da lâmina das águas.

Funcionamento: As portas de ferro têm três metros de altura e descem ao nível do canal, encontrando-se com uma prancha de madeira de mesma espessura, que desce seis metros de profundidade no canal. Toda vez que a maré for atingir 2,20m, as comportas serão fechadas eletronicamente, evitando que as águas avancem pelo canal.

Barragem Móvel

A EMLURB adotou uma nova tecnologia para limpeza de canais: a Barragem Móvel. As vantagens da nova tecnologia é a utilização de técnica apurada e eficiente, possibilidade de aplicação preventiva, ausência de transtornos viários e de danos a passeios e canteiros e a revitalização de bueiros e galerias através da sucção gerada. A invenção recebeu a patente PI 9900901 e foi desenvolvida pela engenheiro pernambucano Petrônio Costa Gama.

Funcionamento: Trata-se de uma bolha formada por uma lona impermeável colocada no fundo do canal e laterais, na baixa-mar, presa por pinos nas extremidades. As barras metálicas mantém a permanência da lona até que o canal fique cheio, quando são içadas por catracas presas nas treliças, formando a bolha que represa toda a água da montante.