Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana - EMLURB

Serviços

ILUMINAÇÃO PÚBLICA

O Recife possui em seu sistema de iluminação pública, aproximadamente 120 mil pontos de luz, distribuídos entre a Iluminação Convencional - cuja manutenção é realizada por empresas terceirizadas e a Iluminação Especial - com a manutenção realizada diretamente pela EMLURB, através da Gerência de Iluminação Pública.

Na Iluminação Convencional estão postes com até 12 metros, o que corresponde a 80% aproximadamente de todo o parque de iluminação da cidade, interligados ao sistema de distribuição de energia elétrica da concessionária estadual. Já na Iluminação Especial estão os postes altos, acima de 12 metros, localizados nas grandes Avenidas, Pontes, Praças, Viadutos e Refúgios. A EMLURB, também, é responsável pela manutenção da iluminação decorativa dos Monumentos Históricos do Recife.

Durante os períodos festivos do calendário cultural do Recife, tais como Natal e Ano Novo, Carnaval, São João, Festa de Nossa Senhora da Conceição, entre outras, cabe a EMLURB a responsabilidade pela contratação ou execução da iluminação decorativa da cidade.

Através de Convênio firmado pela Prefeitura do Recife com o PROCEL (Eletrobrás) e a CHESF, em 1998, a Prefeitura assinalou um novo marco na história da iluminação pública da Capital, que consistiu na troca da iluminação de vapor de mercúrio por lâmpadas de vapor de sódio, que ampliam os índices de iluminação e diminuem os gastos de energia elétrica nas vias públicas do recife.

História
Este foi mais um marco no cronograma da iluminação pública do Recife, que começou em 1822 com a inauguração dos primeiros lampiões de azeite de mamona e óleo de peixe. Em 1859, aconteceu a implantação de lampiões a gás carbônico e em 1919 a instalação da luz elétrica com lâmpadas incandescentes. Em 1967 as ruas do Recife ganharam um sistema de iluminação a vapor de mercúrio e em 1970 os pontos de luz passariam a ser controlados por relés fotoelétricos. Encerrava-se, naquele instante, as atividades das equipes que diariamente, ao anoitecer e ao amanhecer, percorriam as ruas acendendo e apagando as luzes. Em 1995 a Avenida Boa Viagem começou a ser iluminada com lâmpadas de vapor metálico.