Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana - EMLURB

Serviços

Necrópoles

O Recife possui cinco cemitérios municipais: Santo Amaro, Parque das Flores, Tejipió, Várzea e Casa Amarela. À EMLURB compete a administração, manutenção, limpeza, varrição e outros serviços nas áreas comuns, e às famílias, detentoras da concessão, a manutenção e limpeza dos túmulos e jazigos.
A EMLURB também mantém o controle e acompanha diariamente as reservas de áreas disponíveis para sepultamento, venda de ossuários e jazigos pertencentes à Prefeitura. Está em andamento a implantação do Sistema Informatizado dos Cemitérios, que irá agilizar os serviços e o atendimento a população.

A concessão do jazigo ou ossuário não poderá ser transferida para o nome de outra pessoa, só será estendida aos familiares e herdeiros diretos. A compra de concessões só pode ser feita na Gerência de Necrópoles (Localizada na Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcanti, 09 – Derby, Recife, PABX: 81-3232-5500), sendo proibida por lei a comercialização por parte de terceiros.

A documentação exigida para a aquisição de jazigo ou ossuário é: Cópia da carteira de identidade, cópia do CPF e comprovante de residência em nome de quem proceder a compra.

Cemitérios Telefones Horário dos
Sepultamentos
Santo Amaro 3232.1422 / 1414 11:00 às 17:30
Parque das Flores 3232.2530 / 2531 11:00 às 17:30
Tejipió 3232.2533 11:00 às 17:30
Várzea 3232.4724 11:00 às 17:30
Casa Amarela 3232.4221 11:00 às 17:30


Para serviço de Sepultamento, é necessário verificar os seguintes passos:

- A família deve procurar uma das funerárias cadastradas (download relação funerárias.pdf) no Recife;
- Escolher um dos cinco cemitérios da Cidade;
- Marcar o horário de sepultamento no cemitério.
- A solicitação deverá estar preenchida corretamente e, no caso de túmulo de família, gaveta ou cova, levar os documentos de concessão;
- Verificar se as notas fiscais emitidas pelas funerárias estão com os valores corretos do serviço prestado;
- Todo pagamento de taxas nos cemitérios são autenticados.

As funerárias oferecem os seguintes serviços à população:
- Vendas de ataúdes e caixas para guarda de ossos;
- Transporte do corpo;
- Registro em cartório dos óbitos;
- Serviço de floricultura;
- Translado nacional e internacional.

Cemitério de Santo Amaro
Seu verdadeiro nome é Cemitério Senhor Bom Jesus da Redenção e teve projeto original elaborado pelo engenheiro Luis Leger Vauthier, jovem francês que revolucionou a arquitetura pernambucana no século XIX. Inaugurado em 1º de março de 1851, acolheu, inicialmente, pessoas vitimadas pelo surto da febre amarela, e que não podiam ser sepultadas em igrejas, como era o costume da época.
No Cemitério de Santo Amaro estão localizados túmulos que se destacam pela suntuosidade. São exemplos, os do Barão de Mecejana, de Joaquim Nabuco e de Agamenon Magalhães, erguidos e trabalhados artisticamente, quase todos em mármore, o que atrai a atenção de um grande número de visitantes.
Destaque notável é a capela, um belo monumento de puro estilo gótico de cruz grega, fechada por um só abobada, de uma belíssima e arrojada construção, e de grandeza proporcional ao fim a que é destinada, sem campanário e sem dependências.

Cemitério de Parque das Flores
Este cemitério foge ao convencional, exibindo uma concepção mais moderna, com os jazigos distribuídos em alamedas e jardins, amplos e verdejantes. Em 1977 passou para a administração pública municipal. Nele, o visitante pode circular livremente e realizar suas orações num clima de absoluta tranqüilidade.