Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana - EMLURB

Projetos e Ações

Praia Viva, Praia Limpa

Recife é uma cidade litorânea e, como tal, possui um potencial turístico muito grande. Suas praias (Boa Viagem e Pina), são belas e por serem também praias tropicais, têm a temperatura da água convidativa ao banho. A faixa de praia é extremamente privilegiada, com uma grande quantidade de hotéis, bares e restaurantes. O fluxo é intenso. O calçadão está sempre repleto de pessoas caminhando. Os banhistas e turistas que usufruem das praias aumentam, consideravelmente, a produção de lixo, o que torno necessário uma atuação mais constante de campanhas de conscientização.

São retiradas diariamente 20 toneladas de lixo ao longo dos oito quilômetros de praia, ou seja, cerca de 600 toneladas por mês. Estes resíduos são provenientes do mar, dos rios e, principalmente, das atividades de comércio e lazer desenvolvidas na orla. A manutenção da limpeza da orla marítima é realização pela Diretoria de Limpeza Urbana e são executadas diversas operações, dentre elas a limpeza manual e a limpeza mecanizada da faixa de areia.

O Projeto Praia Limpa, Praia Viva é um projeto de Educação Ambiental, com proposta de mudança de hábitos, tratando-se de uma reeducação quanto ao uso das praias do Recife. O trecho de atuação do projeto compreende do posto salva-vidas nº 01, na praia do Pina, ao posto salva-vidas nº 16, na divisa da Capital com Jaboatão dos Guararapes. A intenção principal do projeto é o de formar uma consciência ambiental por parte de todos aqueles que desenvolvam atividades relacionadas a esse ambiente, sendo a ação operacional realizada junto aos banhistas, turistas e aos comerciantes.

O trabalho tem como objetivo estabelecer uma parceria para preservar a limpeza das praias, mostrando também a importância que ela tem no desenvolvimento de suas atividades. No intuito de incentivar tais mudanças de hábitos é feita a entrega de sacolas para acondicionar o lixo. Este Projeto é realizado de forma mais intensa nos meses de Verão, pois é neste período que ocorre também a intensificação de todas as atividades de comércio e lazer na orla.