SECRETARIA DE SERVIÇOS PÚBLICOS DO RECIFE

GUARDA MUNICIPAL

Formação

A Guarda Municipal dedica especial atenção à formação dos seus profissionais. Para iniciar na carreira, o agente da Guarda necessita ser aprovado em concurso público, mostrando ter bom nível de conhecimentos gerais e ter resistência física, só depois passa por um curso de formação profissional. Ingressando na Corporação, tem oportunidade de freqüentar cursos de especialização para ter condições de exercer atividades especiais, como cursos de informações turísticas, defesa ambiental, técnica de controle urbano e curso básico de trânsito.


A Lei nº 3 dizia o seguinte:
ART 1º: O efetivo ordinário da força de polícia municipal será de 300 praças, um comandante e dez oficiais, inclusive um quartel mestre;
ART 2º: Em casos excepcionais de perigo e perturbação da ordem pública, fica o prefeito autorizado a elevar ao dobro a referida força e abrir o crédito preciso.

Todo o efetivo da Guarda Municipal do Recife é submetido, após o ingresso na Corporação, a Formação Básica e Capacitação Profissional. As disciplinas do curso, que totalizam 220 horas/aula, são as seguintes:

1. Adestramento Físico
2. Armamento e Tiro
3. Legislação da Criança e Adolescente
4. Noções de Direito Penal
5. Prevenção e Combate a Incêndio
6. Segurança Patrimonial
7. Técnicas de Patrulhamento e Abordagem
8. Legislação Especifica
9. Direitos Humanos


Além da formação básica e Capacitação Profissional, 115 GM’s submeteram-se ao curso de Formação de Agentes de Trânsito do Recife, em parceria com a Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU), cursando as seguintes disciplinas:

1. Legislação Penal e Administrativa
2. Legislação de Trânsito
3. Sinalização da de Trânsito
4. Relações com o Público
5. Identificação da infração
6. Operação de Trânsito
7. Primeiros Socorros
8. Preenchimento de Auto de Infração
9. Aula Prática em Campo

Totalizando 134 horas/aula.

A GMR promoveu também, junto a ONG Tortura Nunca Mais vários treinamentos nas áreas de Direitos Humanos, e, já prepara vários cursos de capacitação e treinamento para o segundo semestre de 2002.