PREFEITURA DO RECIFE

Símbolos Oficiais

Bandeira



Através da Lei 11.210, de 15 de dezembro de 1973, a municipalidade recifense instituiu uma bandeira para a cidade, composta de símbolos que se referem a fatos memoráveis da história do Recife. A bandeira do Recife é retangular e tem por base três colunas verticais, sendo que as laterais são em azul e a central em branco, reportando às cores da bandeira do Estado de Pernambuco, do céu brasileiro e da paz. A força e a fé, ideais almejados pelo ser humano, são representados pela frase em latim Virtus et Fides.

Símbolos de fé, força e esperança completam o visual da bandeira do Recife. São eles: a cruz, representando a colonização portuguesa, que trouxe o cristianismo para o Brasil; o leão neerlandês coroado, em amarelo, remetendo ao escudo de armas de Maurício de Nassau e ao Leão do Norte, apelido adquirido por Pernambuco pelo seu potencial histórico de lutas e, por fim, o sol e a estrela, ambos em amarelo, aludindo ao nosso astro maior e à representação da república brasileira, considerada originária das terras pernambucanas, através do movimento de 1817.


Brasão




Hino da Cidade do Recife

Letra: Manoel Arão
Música: Nelson Ferreira

-1-
Mauricéia, um clarão de vitória
A visão de tua alma produz,
Toda vez que dos cimos da história
Se desenha o teu nome de luz

Coro
Tecida de claridade
Recife sonha ao luar
Lendária e heróica cidade,
Plantada à beira do mar.

-2-
Mauricéia, um fulgor vive agora
Que da Pátria foi belo fanal
Dezessete! que data e que aurora
Coroando a cidade imortal

Tecida de claridade
Recife sonha ao luar
Lendária e heróica cidade,
Plantada à beira do mar.

-3-
E depois, com suprema ousadia,
Uma voz se exalçou senhoril
Vinte e quatro! É daqui que irradia
Nova luz para o céu do Brasil!

Tecida de claridade
Recife sonha ao luar
Lendária e heróica cidade,
Plantada à beira do mar.


A música é também fator de união. Mais uma vez, o Recife invoca o heroísmo de sua gente, através dos defensores dos ideais de liberdade característicos do século XIX no mundo ocidental. O Hino da Cidade do Recife foi oficializado a 10 de junho de 1924 pelo Prefeito Antônio de Góis Cavalcanti.