ACADEMIA DA CIDADEALTAS ARTESCÍRCULOS POPULARES DE ESPORTE E LAZERGERAÇÃO DE TRABALHO E RENDAGUARDA-CHUVAHABITAR BRASILJUSTIÇA CIDADÃMULTICULTURALOPERAÇÃO TRABALHOORÇAMENTO PARTICIPATIVOORÇAMENTO PARTICIPATIVO CRIANÇASAÚDE AMBIENTALQUE HISTÓRIA É ESSARECIFE.COM.JOVEMSANEAMENTO INTEGRADO
ACADEMIA DA CIDADE

Atividades físicas de forma regular e com orientação adequada é o que a Prefeitura do Recife passou a oferecer com a implantação do Programa Academia da Cidade. O programa permite a integração de diversas ações de saúde, tanto de atividades preventivas como de recuperação, e abre uma grande perspectiva para o desenvolvimento de práticas multidisciplinares em conjunto com outros setores da sociedade.

A Academia da Cidade também fortalece o processo de inclusão social e aumenta a auto-estima das pessoas, criando oportunidades para a melhoria de estilo de vida da população de todas as faixas etárias e classes sociais. Contribui ainda para a redescoberta dos espaços públicos para o esporte, lazer e convivência coletiva.

O programa faz parte de um conjunto de medidas adotadas, que objetivam cuidar da saúde do cidadão através de políticas direcionadas para a construção de uma Cidade Saudável.

DIFERENCIAIS

Para a execução do programa, a Secretaria de Saúde conta com a participação dos demais órgãos e entidades integrantes da municipalidade, em especial a Secretaria de Turismo e Esportes e a Emlurb, além da parceria firmada com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Seu diferencial está no acompanhamento constante de médicos e nutricionistas. Ou seja, ao mesmo tempo em que os cidadãos se exercitam, podem receber acompanhamento necessário para melhor desenvolver as atividades físicas.

O Programa Academia da Cidade é comprometido com a inclusão social, pois democratiza o acesso ao exercício físico com orientação adequada, contribuindo para garantia de atenção integral à saúde, com a divulgação de hábitos saudáveis e combate às doenças crônico-degenerativas.

Utilizando praças, parques e outros espaços públicos da Cidade do Recife, a Academia da Cidade permite uma reapropriação e requalificação dessas áreas. Além disso, cria várias possibilidades para a realização de ações integradas, favorecendo a interface das diversas ações e políticas específicas, tais como: Programa de Saúde da Família (PSF), Programa de Reabilitação na Comunidade (RBC), Saúde do Idoso, Saúde da Mulher, Saúde Mental, Saúde Ambiental, Combate à Violência, Controle do Tabagismo, Controle de DST/AIDS

RESULTADOS

Desde que foi implantado, o programa Academia da Cidade já criou sete pólos espalhados pelo Recife, que funcionam em dois turnos, desenvolvendo atividades de avaliação da aptidão física, prescrição de exercícios, ginástica, orientação médica, alongamento, orientação nutricional e educação continuada sobre temas relacionados à promoção da saúde e a qualidade de vida - Tabagismo, DST/AIDS, saúde do idoso, saúde da mulher, etc. Nos pólos são feitos mais de 24.000 atendimentos por mês.

PÓLOS:

  • Engenho do Meio
  • Avenida do Forte
  • Avenida Boa Viagem - Equipado com pista de obstáculos
  • Parque da Jaqueira - Equipado com pista de obstáculos
  • Jardim São Paulo
  • Hipódromo
  • Sítio da Trindade


Fale conosco

Secretaria de Saúde
Cais do Apolo, 925 - 13o andar
Telefone - (81) 3413 2166
comsaude@recife.pe.gov.br