Principal Downloads Textos Expediente Contatos Mapa do Site
 Textos Analíticos: sobre o conteúdo e a quem se destina


O Atlas do Desenvolvimento Humano no Recife , que contém um rico acervo de indicadores sociais relativos a essa capital nordestina, agrega um conjunto de ensaios relacionados com os temas desenvolvimento, demografia, renda, educação, habitação, vulnerabilidade social e índices de desenvolvimento humano (IDH). Destina-se a pesquisadores, gestores e técnicos governamentais, estudantes e outros leitores que têm interesse pelo conhecimento de questões sociais da cidade do Recife.

Trata-se de textos analíticos em que são comentadas informações elaboradas com base nos Censos Demográficos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), relativos aos anos de 1991 e 2000. A desigualdade social é o elemento básico que envolve todos os temas, consideradas a importância estratégica e a dimensão do problema numa cidade como o Recife — onde a vulnerabilidade social de amplos segmentos da população constitui um marco da questão social urbana no Brasil.

Na primeira parte de cada texto, procura-se observar o Recife no contexto nacional, regional e no plano da região metropolitana, a partir de indicadores disponibilizados no Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil (2003). A idéia é fornecer um painel evolutivo do Recife, no período 1991-2000, comparativamente a outras metrópoles brasileiras, as demais capitais do Nordeste e municípios integrantes da Região Metropolitana do Recife.

Na segunda parte, são examinados os indicadores disponibilizados em outro segmento deste Atlas Municipal, no nível intra-urbano, segundo as Microrregiões Político-Administrativas do Recife e por Unidades de Desenvolvimento Humano (UDHs) – unidades de análise adotadas com o objetivo de melhor identificar as desigualdades sociais no âmbito do município, resguardando-se comparações entre os espaços sociais relativamente homogêneos.

As opiniões e recomendações apresentadas resultam da análise de diversos estudiosos e das discussões técnicas desenvolvidas, no decorrer dos trabalhos, com a participação de representantes das Secretarias Municipais da Prefeitura do Recife diretamente ligadas às temáticas, e não refletem necessariamente os pontos de vista do PNUD nem das demais instituições participantes da elaboração do Atlas.

Pela riqueza das análises, espera-se contribuir para ampliar o conhecimento sobre as questões sociais da cidade do Recife, bem como subsidiar, no plano local, a implementação e/ou o re-direcionamento de políticas públicas e de programas sociais de iniciativa governamental e da sociedade em geral. O primeiro texto, de natureza mais conceitual e de referência, trata do Desenvolvimento Humano Sustentável adotado como paradigma e dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) assumidos como compromissos por governantes do mundo inteiro na Assembléia do Milênio realizada, em setembro de 2000, na Sede das Nações Unidas.

“Recife: desenvolvimento e desigualdade” , apresentado a seguir, é um ensaio de síntese conclusiva que, a partir da realidade do Recife, traz considerações a respeito da idéia de desenvolvimento e do conceito de desenvolvimento humano, além de destacar algumas das conclusões alcançadas nos diversos textos temáticos.

Dessa forma, fica um convite ao leitor para que enverede por uma leitura atenta das análises aqui oferecidas, acessando cada um dos temas disponíveis na sessão " Textos analíticos " em Downloads.
Atlas do Desenvolvimento Humano no Recife - 2005 © Todos os direitos reservados