SÉC. XIX

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9 - PONTE BUARQUE DE MACEDO

Essa ponte fica sobre a junção dos rios Capibaribe e Beberibe, quase na foz comum de ambos no Oceano, liga os bairros de Santo Antônio e do Recife, entre a praça da República e a semi-circular do Apolo. Foi mandada construir pelo ministro da agricultura, conselheiro Dr. Manuel Buarque de Macedo.

Em 16 de janeiro de 1882 foram iniciados os trabalhos da construção da ponte pelo engenheiro Antônio Vicente do Nascimento Feitosa, autor do projeto; mas foram tão prolongados, em virtude de sucessivas interrupções, que somente depois de decorridos quase nove anos é que os mesmos terminaram, sendo a ponte aberta em 20 de outubro de 1890.

Assentada sobre dois muros de encontro a onze pilares de tijolo externamente revestidos de cantaria, e levantados sobre uma base geral de concreto, de pedra e cimento, tudo de sólida e boa construção.

A superestrutura é toda de ferro, composta de seis vigas unidas por forte travejamento, sobre o qual assenta o tabuleiro onde existe uma passagem central para veículos e animais, com 7,42 m de largura, e dois passeios laterais para peões, com 3,44m cada um. O leito central é calçado de paralelepípedos de pedra, e os laterais ladrilhos de mosaico hamburguês, de um excelente efeito.

O gradil da ponte é de ferro fundido, e forma doze lanços distintos, unidos por treze elegantes pilastras, sobre as quais se erguem as colunas que recebem os globos de iluminação. As pilastras têm em suas bases exteriores as antigas armas de Pernambuco, conferidas pelo príncipe João Maurício de Nassau, governador do Brasil holandês, no século XVII.

A ponte mede uma extensão de 283,30m, e o peso da superestrutura metálica ascende a 997 toneladas, correspondentes às pilastras e ao parapeito de ferro.