Histórico   Pe. Antônio Henrique Página Inicial  

Escola Municipal Pe. Antônio Henrique

A Escola Municipal Padre Antônio Henrique, localizada na rua Viscondessa do Livramento, 290 - Paissandu/Ilha do Leite, atende hoje a 365 estudantes distribuídos nos três turnos (manhã, tarde e noite) do 1º ao 4º ciclos (1ª a 8ª série) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), e dispõe de alunos especiais em turmas especiais e regulares. A escola possui seis salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, área para recreação e campinho para atividades físicas.

O patrono da escola Padre Antônio Henrique (1940 - 1969), que dá nome à escola, foi professor da Rede Municipal de Ensino e lutou, ao lado do Arcebispo Dom Hélder Câmara, contra a ditadura militar e a opressão e a favor dos jovens e das pessoas carentes.


MATÉRIAS SOBRE A ESCOLA

Segunda-feira 27/05

Escola Pe. Antônio Henrique no Campeonato Regional de Robótica

A equipe do Pe. Henrique conseguiu o 10º lugar na Tarefa das Missões (igual para todas as equipes e a mesma em todas as fases da First Lego League regional, nacional, mundial). Não temos a classificação geral da – First Lego League regional, que leva em consideração todos os aspectos: tarefa das missões, projeto de robô, projeto de pesquisa, trabalho em equipe, mentor da equipe. Essa classificação não foi divulgada ainda. Mas conseguir o 10º lugar num universo de 22 equipes, com um mês de trabalho, foi um resultado que superou todas as expectativas!!!

Durante o tempo que tivemos (um mês apenas) fizemos 124 pontos no total. Nossa meta foi atingida logo no 1º round, como tudo que treinamos foi atingido, restava-nos duas opções: continuar competindo e sempre permanecer nos 124 pontos ou ir além, efetuando mudanças no programa e robô (decisão tomada coletivamente). Caso tudo tivesse dado certo ficaríamos com aproximadamente 175 pontos. O resultado considerado é o melhor dos 3 ou 4 rounds.

O resultado divulgado no domingo foi:

  • Prêmio dos jurados (mensão honrosa) = Helena Lubienska
  • Campeão da Tarefa das Missões = Colégio Visão
  • Campeão do Projeto de Robô = Colégio Visão
  • Campeão do Projeto de Pesquisa = Colégio Fazer Crescer
  • Campeão do Trabalho em Equipe = Colégio Apoio
  • Campeão do Mentor de Equipe = Colégio Motivo
  • Campeão Regional (geral) = Colégio Apoio
As 4 equipes classificadas para a fase nacional foram:
  • Colégio Apoio
  • Colégio Visão
  • Helena Lubienska
  • Colégio Fazer Crescer
A Escola Pe. Henrique fará uma socialização interna e também no próximo EMP de Tecnologia, dia 01 de junho de 2009. Apresentarão o projeto de pesquisa desenvolvido e a prova das missões.

A continuidade do trabalho com robótica na escola será no âmbito do Projeto Social da Lego, já que a Pe. Henrique não faz parte do Programa Mais Educação (tem IDEB mais alto), que terá atividades de robótica no macrocampo educação científica (3º e 4º ciclos).

Por Marisa e Deise, da Escola Padre Antônio Henrique


Domingo 24/05

Escola Municipal Consegue 3º lugar no 1º dia do Torneio de Robótica

A Escola Municipal Padre Antônio Henrique participou, neste domingo (24/05), do 2º e último dia do Campeonato Regional de Robótica, no Espaço Ciência, em Olinda. A competição faz parte das etapas classificatórias do Mundial de Robótica, promovido pela ONG First em parceria com a fábrica de brinquedos Lego. É a primeira vez que uma escola da Rede Municipal de Ensino participa do evento, que está reunindo 18 escolas de ensino fundamental II (5ª a 8ª série) dos estados de Pernambuco, Sergipe e Paraíba.

A Escola Padre Henrique e o Colégio da Polícia Militar de Pernambuco são os representantes do setor público de ensino, enquanto os demais estabelecimentos são da rede privada. Mesmo assim, a equipe municipal, formada por cinco alunos, entre 12 e 14 anos, conseguiu a 3ª colocação geral neste sábado (23/05), após disputar a apresentação da pesquisa de campo e o torneio das missões executadas pelos 18 robôs construídos pelos estudantes.

“Para uma participação pioneira, nós estamos indo muito bem”, ressalta a professora e tutora da equipe municipal, Deise Barreiros. A boa participação, segundo ela, começou logo pela manhã, quando os alunos apresentaram o Projeto Mangues e o Rio Capibaribe – a robótica a serviço da vida, fazendo o Recife respirar. “Eles simularam uma equipe de jornalistas encarregada de fazer uma matéria especial sobre educação ambiental. Para isso, pedem a colaboração de uma cientista especializada em poluição e desmatamento”, explicou.

O bom desempenho da manhã, que prosseguiu com o robozinho à tarde, também foi bastante comemorado pelos alunos da Escola Padre Henrique. Com os olhos brilhando, Mariana Luiza, de 12 anos, disse que estava gostando muito de participar do torneio. “O nosso projeto é muito bonito, pois alerta as pessoas sobre os cuidados com a natureza, mas o que eu achei mais legal foi a apresentação do nosso robozinho, que cumpriu muito bem a maioria das tarefas de hoje”, frisou a professora Deise.


Sexta 17/04

Escola Municipal Participa de Torneio de Robótica

A Prefeitura do Recife vai participar, pela primeira vez, da etapa regional da Competição Mundial de Robótica, evento anual promovido pela ONG norte-americana First, em parceria com a empresa dinamarquesa de brinquedos Lego. A competição vai envolver alunos, entre 10 e 14 anos, de 22 escolas públicas e privadas do ensino fundamental II (5ª a 8ª série) de Pernambuco, Ceará e Paraíba que tiveram seus projetos aprovados pelos organizadores. O torneio será disputado neste sábado (23), das 13h às 18h, e no domingo (24), entre 8h e 18h, no Espaço Ciência, no Complexo Salgadinho, em Olinda. A rede municipal de ensino será representada pela Escola Padre Henrique, localizada no Derby.

Presente em diversos países e dividida em etapas regional, nacional e mundial, a “First Lego League” (FLL) tem por objetivo envolver e incentivar os jovens no mundo da ciência e tecnologia. De acordo com a tutora da equipe municipal, formada por cinco alunos, e pedagoga da Diretoria de Tecnologia em Educação e Cidadania da Secretaria de Educação do Recife – DGTEC, Deise Barreiros, o tema geral deste ano é “Conexões climáticas”.

A tarefa repassada às escolas inscritas foi dividida em duas partes: uma pesquisa de campo e a construção e montagem dos respectivos robôs. “No nosso caso, a pesquisa envolveu o Rio Capibaribe, suas pontes e margens, com identificação de agentes poluentes e agressões aos manguezais”, ressalta. Segundo Dayse, o trabalho de campo resultou na construção de maquetes para explicar as duas ações de proteção ambiental construídas pelos estudantes.

“Os alunos projetaram e desenharam dois dispositivos específicos: braços mecânicos para recolher lixo reciclável do rio, como garrafas pet, e um sensor fixado às pontes que avisa ao Ibama toda vez que a flora das margens for agredida”, acrescenta Deise.

No caso do robô, a professora diz que o material para sua construção foi fornecido pela Brinquedos Lego. “De posse das engrenagens, rodas, componentes eletrônicos, luzes, sensores e botões, os alunos montaram um pequeno robô autônomo (cerca de 30 cm), programado por computador, que terá que cumprir cerca de 20 missões determinadas pelos organizadores durante a competição, no Espaço Ciência” enumera a professora.

As missões serão executadas numa espécie de tabuleiro, semelhante a uma grande mesa de sinuca. Cada robozinho terá que desenvolver suas tarefas num tempo determinado pelos organizadores e com menor número de erros. “São tarefas relacionadas ao tema 2009 Conexões climáticas, como construção de diques, proteção de casas contra enchentes, enterro de material poluente, como dióxido de carbono, etc”, conta Deise.

Além de uma premiação surpresa, as 22 equipes das escolas participantes vão disputar o título de campeã nas categorias Geral, Missão e Pesquisa, além do melhor projeto de robô. As escolas vencedoras, em cada item, participam da etapa nacional, em seus países, podendo chegar a disputa mundial, que ocorre no final do ano nos Estados Unidos.

A equipe da Escola Municipal Padre Henrique que vai representar a PCR no Mundial de Robótica é formada pelos estudantes Arthur Barbosa (12 anos), Mariana Luiza (12), Sthefany de Souza (14), Miquéias Cardoso (13) e Joana Seabra (13). Além da tutora Deise Barreiros, atuaram no apoio técnico os estagiários: Pablo Guillen (engenharia Mecatrônica) e Kássia Oliveira (Letras), ficando o apoio pedagógico com a professora Juliana Correia.