A Escola   Pe. Antônio Henrique Página Inicial  

Histórico

A Escola Municipal Padre Antônio Henrique, inicialmente situada na av. Lins Petit, 45, bairro da Boa Vista, surgiu como anexo do Colégio Municipal Pedro Augusto para dar conta da demanda de alunos dessa área da Cidade. A escolha do nome em homenagem a Padre Antônio Henrique se deu por ter sido o jovem padre, além de professor no Colégio Municipal Pedro Augusto, um lutador, ao lado do Arcebispo Dom Hélder Câmara, pelos jovens e carentes e contra a ditadura militar que à época se instaurara no Brasil.

Em 1994, a escola Padre Antônio Henrique recebeu autonomia administrativo-pedagógica, homologada oficialmente pelo Conselho Municipal de Educação e publicada no Diário Oficial do Município em 1997.

Apoiada por um movimento de professores da Rede Municipal de Ensino do Recife para melhoria e ampliação do trabalho desenvolvido com estudantes especiais da Rede Municipal de Ensino, a escola Municipal Padre Antônio Henrique foi uma das pioneiras na atuação com classes especiais, inclusivas e regulares, ou seja, com turmas só de estudantes especiais e com turmas mistas (estudantes portadores de necessidades especiais e não portadores). De 1994 até o ano 2000, as turmas de 1ª a 4ª séries da Escola Padre Antônio Henrique atendiam apenas aos surdos. O ensino de 5ª a 8ª séries e Educação de Jovens e Adultos era oferecido para turmas exclusivas de surdos e de ouvintes, com inclusão. Havia salas de alunos com condutas típicas e deficiências múltiplas.

A partir de 2001, com a organização do ensino da Educação Básica em Ciclos de Aprendizagem, os 1º e 2º Ciclos de Aprendizagem vem realizando o atendimento apenas aos surdos e os 3º e 4º Ciclos e a Educação de Jovens e Adultos atendem turmas específicas de surdos e ouvintes. A escola também oferece a possibilidade de incluir alunos surdos nas salas de ouvintes com apoio de intérpretes encaminhados pela Secretaria de Educação Esporte e Lazer.

Ao longo dos anos foram firmadas algumas parcerias com instituições públicas e privadas, que colaboram de diferentes maneiras com ações complementares para o processo ensino-aprendizagem e incentivo à cidadania. Entre as instituições parceiras pode-se destacar a Unimed, a Natura e a Agência Nacional de Saúde.

A partir de 2005, com a ampliação para seis horas/aula diárias nos turnos matutino e vespertino, foi possível introduzir o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e aulas de Informática como apoio às demais áreas do conhecimento. Aulas de Educação Física também passaram a ser realizadas no horário da aula dos estudantes.

A escola atende hoje a estudantes de diferentes comunidades do Recife (predominando Coelhos, Coque, Santo Amaro e Bairro do Recife) e Região Metropolitana (Camaragibe, Paulista, Jaboatão do Guararapes, Olinda e São Lourenço da Mata). Por se tratarem de comunidades bastante carentes, a maioria dos educandos é atendida pelo Programa Bolsa Escola Municipal e pelo Programa Bolsa Família.

No início de 2009, a Escola Padre Antônio Henrique ganhou nova sede, sendo transferida para o bairro do Paissandu, na rua Viscondessa do Livramento, 290. A festa de reinauguração deu-se no dia 15 de abril do corrente ano, com a presença dos representantes da Prefeitura do Recife, da Unimed Recife e da comunidade escolar.

A Escola Padre Henrique vem dando continuidade a sua proposta pedagógica a partir de projetos que buscam atender os anseios da comunidade escolar e a política educacional do município, avançando em questões como interdisciplinaridade, coletividade, cultura e parcerias em programas sociais e concursos pedagógicos sem perder de vista a garantia ao atendimento de alunos com condutas típicas e deficiências múltiplas.