SECRETARIA DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO, OBRAS E DESENVOLVIMENTO URBANO E AMBIENTAL

Histórico


A Codecir foi criada pelo Decreto-lei 13.603, de março de 1986, inicialmente funcionando nas dependências da Empresa de Urbanização do Recife (URB). No inverno outros órgãos da Prefeitura cediam funcionários para a equipe da Comissão. De forma geral, a atuação efetiva da Codecir acontecia nos morros para socorrer a população nos acidentes provocados pelas chuvas durante o inverno e em Brasília Teimosa a assistência aos moradores das palafitas durante agosto e setembro nos períodos de maré alta.

Com a criação do Programa Guarda-chuva, em 2001, a Codecir passou por uma reestruturação: foi transferida para a Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente (Seplam) pelo decreto 18.787, de 9 de março de 2001, e passou a funcionar durante o ano todo. Nesse período, a Prefeitura montou a sede da Comissão e mais cinco Estações dos Morros para agilizar o atendimento à população.

O trabalho acontece em dois momentos: no verão a Codecir realiza ações preventivas e no inverno faz o trabalho emergencial. Com isso a equipe foi ampliada de 14 funcionários para 179 em dias sem chuvas podendo chegar a 250 em dias de chuvas intensas.


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codecir@recife.pe.gov.br