Principal Downloads Textos Expediente Contatos Mapa do Site
Algumas Conclusões


Apenas sete bairros no Recife têm menos de mil habitantes. O menos populoso é Pau-Ferro, com 336. O bairro do Recife, com problema sanitário mais grave, tem apenas 925 moradores. O mais populoso é Boa Viagem, com 100.388 habitantes. Na Jaqueira, os domicílios têm, em média, 3,5 banheiros. No bairro do Recife, a média é de 0,05.

O bairro de Ilha Joana Bezerra e a ZEIS Coque formam a Unidade de Desenvolvimento Humano (UDH) que tem maior proporção de mães com 15 a 17 anos: 30,21% das mulheres nessa faixa etária têm pelo menos um filho.

A UDH que ganhou mais posições entre 1991 e 2000, no ranking do IDH-M, foi Campo Grande/Campina Barreto, que pulou da 52ª para 42ª posição. O avanço se deu nas três dimensões — renda, longevidade e educação —, mas a renda familiar per capita (que cresceu 50,7% no período) foi o que mais pesou.

A UDH que mais anos de vida acrescentou à longevidade de seus moradores na década passada foi Água Fria/Fundão: 7,1 anos, contra 3,1 anos do total do Recife.

Ipsep é a UDH que tem maior percentual da renda de seus moradores proveniente de transferências governamentais (de aposentadorias e pensões até programas de distribuição de renda): 28,8%, contra 19,2% da média da cidade.

A renda per capita dos moradores da UDH Santa Teresinha/Bomba do Hemetério cresceu 70% entre 1991 e 2000 — a maior expansão na capital pernambucana. Em dinheiro, porém, isso representou apenas R$ 57,32 a mais. Sob este critério, a UDH em que a renda per capita registrou o maior aumento foi na campeã do IDH-M, Boa Viagem/Pina: incremento de R$ 586,22 no período.

Apenas 10,44% das pessoas da UDH Brejos da Guabiraba e de Beberibe vivem em domicílio que tem telefone. A região mais atendida pelo serviço é a de Boa Viagem-Shopping (93,56%).

Em três UDHs do Recife há menos de 1% de moradores que vivem em domicílio com computador. Nova Descoberta (que inclui parte da ZEIS Casa Amarela) tem a pior proporção: 0,66%. A maior porcentagem está na UDH raças/Derby/Espinheiro (66,07%).

É também nas Graças/Derby/Espinheiro que há a maior proporção de pessoas que moram em domicílio com carro: 87,60%. A pior UDH nesse quesito é Santo Amaro (que inclui as ZEIS Santo Amaro e João de Barros): só 3,95% têm automóvel.




anterior | principal  
Atlas do Desenvolvimento Humano no Recife - 2005 © Todos os direitos reservados