SANEAR - AUTARQUIA DE SANEAMENTO

Projetos e Ações

Prêmios

A Prefeitura do Recife recebeu no dia 2 de dezembro de 2005, em Brasília (DF), um prêmio pelo projeto Mobilização Social e Educação Sanitária e Ambiental: pressupostos para a sustentabilidade e o exercício do controle social sobre os serviços de saneamento. A premiação, dada aos dez melhores projetos, é uma iniciativa do Ministério das Cidades, em parceria com a World Wildlife Fund (WWF), entidade alemã, uma das maiores do mundo, que trabalha com questões de meio-ambiente e saneamento. O projeto do Recife concorreu com mais 46 projetos de todo o Brasil.

A capacidade de mobilização social e a eficiência da disseminação da educação ambiental e sanitária foram fundamentais para a inclusão do projeto do Recife entre os vencedores. Todas as etapas de execução contam com o acompanhamento da população das comunidades afetadas. Os projetos farão parte de um livro a ser lançado no Brasil e também no exterior.

A Prefeitura do Recife realiza ações de saneamento integrado em nove comunidades, beneficiando cerca de 90 mil pessoas. O projeto inclui obras de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem, pavimentação, instalações domiciliares, coleta e destinação de lixo, remoção e recolocação de habitações, educação sanitária e ambiental e controle de vetores de doenças. Para os próximos anos, estão previstas obras de saneamento em mais 30 comunidades da cidade.

Entre 2001 e 2005, a Prefeitura do Recife investiu R$ 16 milhões em obras de saneamento, em recursos próprios. O Programa Saneamento Integrado beneficiou mais de 30 mil pessoas e 8.565 domicílios. Além dos bairros de Mangueira e Mustardinha, que estão sendo saneadas em parceria com o Governo do Estado, as obras beneficiam áreas como Aritana, Santo Amaro, Roda de Fogo e Jardim Uchôa. Só em 2005, foram recuperados 13.125 metros de rede coletora e entregues oito ruas do Saneamento Integrado.