SECRETARIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

DIRETORIA DE FOMENTO ÀS ATIVIDADES EMPRESARIAIS

Missão
Estimular e catalisar o desenvolvimento sustentável do comércio, do serviço e da indústria recifense, garantindo a inclusão sócio-econômica da população residente.

Estratégia
Induzir a formação de redes de negócios por meio do apoio e realização de eventos e reuniões temáticas, bem como da representação ativa da Secretaria de Ciência,Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, em entidades promotoras do empreendedorismo, da inovação e das relações comerciais internacionais.

Impactos
  • Elevação do número dos empreendimentos formais;
  • Diversificação e aumento da competitividade dos empreendimentos formais;
  • Geração de trabalho;
  • Geração de renda.
Ações
  1. Fóruns Setoriais de Fomento às atividades Empresariais – ambiente de debate sobre os diversos cenários setoriais, sob o ponto de vista econômico e tecnológico, para subsidiar a aplicação e definição de políticas públicas de desenvolvimento econômico.
  2. Agência de Inovação do Recife - democratização das informações sobre a economia do Recife e oportunidades de negócios para subsidiar a tomada de decisão dos empreendedores na expansão e instalação de negócios no Recife.
  3. Recife de Oportunidades - prospecção de oportunidades de vínculos de negócios para dinamizar a economia das RPAs, consolidando e ativando Redes de Negócios entre os empreendimentos de base tecnológica, dos setores estruturados e micro e pequenos empreendimentos tradicionais.
  4. Base Legal ao Empreendedorismo – base de dados para divulgar a legislação de incentivo ao desenvolvimento de novos empreendimentos e consolidação dos existentes.
  5. Empreende Recife – oficina comportamental e relacional, destinada a ativar o espírito empreendedor, desmistificar a figura do empreendedor e induzir o desenvolvimento de competências e habilidades dos empreendedores de micros e pequenos negócios formais, bem como de atividades autônomas.
  6. Inova Recife - oficina comportamental e relacional destinada a disseminar a ação inovadora nas empresas, e articular vínculos entre estas e as Instituições de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento.
  7. Porto Digital – Parque Tecnológico Urbano de Tecnologia da Informação e Comunicação, mantido por meio de um Processo de Governança que envolve diversas esferas do poder público, representação empresarial e acadêmica.
Base Legal Setorial
Lei de Incentivo Fiscal para as empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação residentes no bairro do Recife e ligadas ao Porto Digital - Parque Tecnológico Urbano de Tecnologia da Informação e Comunicação - Lei nº 17.244/06; Lei de Incentivo Fiscal para as empresas na área do Centro Expandido do Recife e que exerçam atividades ligadas às funções de relacionamento remoto com clientes mediante centrais, nas quais há o processamento de chamadas em alto volume, ativas ou receptivas - Lei nº 17.174/05. Ações Integradas / Participações
  1. Projeto URBE (PR e SEBRAE);
  2. Pólo de Manutenção de Equipamentos Médicos;
  3. Call Center;
  4. Fórum Recife;
  5. Recife Centro-Desenho e Negócios;
  6. Prêmio Prefeito Empreendedor;
  7. Projeto Orla;
  8. Capibaribe Melhor;
  9. Complexo Turístico Cultural Recife – Olinda;
  10. Bairro de São José (Inferninho);
  11. Missão Francesa;
  12. Feira Mundial de Turismo e Lazer em Hangzhou-China;
  13. Programa de Reabilitação das Áreas Centrais do Recife (centro principal, centros secundários e centros locais);
  14. Articulação com as Incubadoras.