SECRETARIA DE SERVIÇOS PÚBLICOS DO RECIFE

Projetos e Ações

Sistema de Transporte Complementar de Passageiros

O STCP conta atualmente com 78 veículos circulando em 11 linhas no Recife. A primeira licitação do Sistema aprovou um total de 89 permissionários e outra seleção está escolhendo os 165 restantes, que completarão o quadro de profissionais atuando no Recife. A expectativa é que, quando estiver funcionando na sua totalidade, sejam empregados cerca de 1.000 motoristas e cobradores em cerca de 27 linhas.

No mês de março, foi divulgado o resultado da primeira fase da segunda licitação do Transporte Complementar do Recife. 333 passaram pela fase em que é avaliada a sua documentação pessoal e agora esperam apenas para terem suas propostas técnicas analisadas. A Prefeitura do Recife tem a expectativa de completar os 252 profissionais previstos nessa segunda seleção.

O Governo do Estado e a Prefeitura do Recife, preocupados com o desemprego que o bloqueio às kombis poderia causar, conseguiu que as empresas de ônibus contratassem até o momento 737 profissionais para as funções de cobrador e motorista. Desde o bloqueio ao Centro Expandido do Recife a frota de ônibus Região Metropolitana, que chegava próximo a 2.000 veículos, recebeu cerca de 700 novos veículos.

A implantação do STCP teve início no dia 3 de novembro de 2003. As primeiras linhas a entrarem em funcionamento foram Cajueiro/Entroncamento e Campo Grande/Jaqueira (que depois se tornou Campo Grande/Afogados). No dia seguinte, começou a funcionar a rota Sítio dos Macacos/Guabiraba, o primeiro meio de transporte gratuito do Recife.

Os motoristas do STCP passaram por um duro processo de seleção, através de licitação. Depois tiveram a oportunidade de participar de um curso, em que foram abordados aspectos como Direção Defensiva, Conceitos de Circulação, Primeiros Socorros, Empreendedorismo, Psicologia na Segurança de Trânsito, Relacionamento com o Cliente e Regulamentação do STCP.

O Banco do Nordeste irá financiar a compra dos veículos, com taxas bem abaixo das praticadas pelo mercado. As vans, kombis e micro-ônibus têm menos de três anos de uso e estão em perfeito estado, para oferecer um serviço de primeira qualidade aos recifenses.

Foram sendo criadas novas linhas e o STCP conta, agora, com 11 rotas. Uma a mais do que era previsto para a primeira etapa da implantação. Campo Grande/Afogados, Campo Grande/Casa Amarela, Córrego do Comissário/Casa Amarela, Córrego do Boleiro/Casa Amarela, Alto do Caeté/Casa Amarela e Cajueiro/Entroncamento ligam bairros da Zona Norte.

Jardim Uchoa/Boa Viagem e Lagoa do Araçá/Boa Viagem são linhas que estavam previstas para a segunda etapa, mas foram implantadas antes atendendo a solicitações da população. Duas rotas são gratuitas, fazem integração com ônibus e atendem comunidades que não tinham transporte nenhum: Sítio dos Macacos/Guabiraba e Alto do Rosário (via Córrego do Curió).

O STCP assegura a gratuidade para idosos e deficientes físicos, além da meia passagem para estudantes.

ROTEIROS DO STCP

Campo Grande/Afogados

Campo Grande (Catulo da Paixão Cearense)/Largo da Encruzilhada/ Arruda/ Mercado de Água Fria/ Hospital da Tamarineira/ Hospital Agamenon Magalhães/ Carrefour/ Forró Chic/ Mangueira/ Mustardinha/ Afogados/ Mustardinha/ Mangueira/ Benfica/ Carrefour/ Hiper Casa Forte (Plaza Shopping)/ Parque da Jaqueira/ Tamarineira/ Mercado de Água Fria/ Arruda/ Encruzilhada/ Campo Grande.

Cajueiro/Entroncamento

Cajueiro/ Policlínica da Campina do Barreto/ Mercado de Água Fria/ Arruda/ Largo da Encruzilhada/ Espinheiro/ Agamenon Magalhães/ Hospital da Restauração/ Quatro Cantos/ Praça do Entroncamento/ Espinheiro/ Largo da Encruzilhada/ Arruda/Mercado de Água Fria/ Policlínica da Campina do Barreto/ Cajueiro.

Sítio dos Macacos/Guabiraba

Terminal da Guabiraba/ Estrada dos Macacos/ Associação de Moradores/ Estrada dos Macacos/ Terminal da Guabiraba (BR-101). Essa rota faz integração com a linha de ônibus Guabiraba/Derby.

Alto Nossa Senhora de Fátima

José Rebouças (Terminal)/ Nossa Senhora de Fátima/ Largo Dom Luiz (Avenida Norte)/ Padre Lemos/ Mercado de Casa Amarela/ Paula Batista/ Encanamento/ Arraial/ Hospital Agamenon Magalhães/ Retorno.

Córrego do Comissário/Casa Amarela (via Vasco da Gama)

Córrego do Comissário/ Córrego da Areia/ Mercado de Nova Descoberta (proximidades)/ Vasco da Gama/ Padre Lemos/ Mercado de Casa Amarela/ Paula Batista/ Encanamento/ Arraial/ Hospital Agamenon Magalhães/ Avenida Parnamirim/ Jaqueira/ Retorno.

Córrego do Boleiro/Casa Amarela (via Vasco da Gama)

Córrego do Boleiro/ Córrego da Areia/ Mercado de Nova Descoberta (proximidades)/ Vasco da Gama/ Padre Lemos/ Mercado de Casa Amarela/ Paula Batista/ Encanamento/ Arraial/ Hospital Agamenon Magalhães/ Avenida Parnamirim/ Jaqueira/ Retorno.

Alto do Rosário (via Córrego do Curió)

Alto do Rosário/ PSF do Córrego do Curió/ Avenida Chagas Ferreira/ Uriel de Holanda/ Terminal do ônibus Linha do Tiro.