brasília teimosa

histórico

Brasília Teimosa surgiu a partir de uma ocupação, iniciada em 1947, numa área que era conhecida como Areal Novo. Pescadores, negociantes, estudantes, donas de casa. Seus 19.155 habitantes têm ligação muito forte com o mar e esperavam há décadas a recuperação da orla marítima do bairro.

Esta comunidade sempre foi uma guerreira na defesa de seus anseios e ideais. Conseguiu permanecer numa área construída por suas próprias mãos, valorizada e cobiçada por vários grupos de grande poder econômico e político. O bairro foi uma das primeiras áreas a serem urbanizadas, com recursos do então BNH, no programa denominado Promoradia. A proposta de urbanização foi desenvolvida pelos moradores da área, no projeto apresentado e conhecido como Teimosinho.

A proposta do Teimosinho para a orla retirava as palafitas, o que ocorreu quando se relocou as famílias para a Vila da Prata, em 1982, e urbanizava a beira-mar, com implantação de equipamentos comunitários. Essa última intervenção não foi implementada e a área ficou a mercê de nova invasão.

A segunda retirada aconteceu em 1986 e as famílias retiradas foram alocadas em terreno da Portobras, cedido à Prefeitura do Recife, na Vila Moacir Gomes. Mais uma vez, não se urbanizou a área e nova invasão ocorreu. Em 1989, as famílias das novas palafitas foram retiradas para a Vila Teimosinho, mas a área em questão foi novamente invadida

Antes da retirada das palafitas, assentamentos informais ocupavam desordenadamente a área pública com habitações em condições de risco físico e de insalubridade. No caso das famílias que moravam em palafitas naquela faixa de praia, acrescentava-se à precariedade das habitações e das condições sanitárias o agravamento do risco social decorrente da falta de acesso à saúde preventiva, ao atendimento educacional, à assistência social e à inserção econômica e cultural.