a fccr .. fale com a gente


 

 




NOVEMBRO - MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA

O mês de novembro é considerado o Mês da Consciência Negra. Data instituída pelo movimento negro do Brasil e já incorporada ao calendário oficial de algumas cidades como é o caso do Recife, faz referencia ao aniversário de morte do líder negro Zumbi dos Palmares, no dia 20 de novembro - Dia Nacional da Consciência negra.

Durante séculos, aprendemos que ser negro era sinônimo de escravidão, inferioridade, preguiça e marginalidade. No entanto, contraditoriamente, examinando a história do povo negro no Brasil, nos deparamos com uma incontestável, contribuição social e herança cultural. Não é por coincidência que somos o país com o maior numero de negras e negros fora do continente africano, mas sim porque estas pessoas, seqüestradas de sua terra, resistiram a todo sofrimento ao qual foram submetidas e tornaram-se, as principais responsáveis pelo país que construímos.

A Semana da Consciência Negra, é um convite a todas e todos, à reflexão sobre a trajetória de luta e resistência da comunidade negra no Brasil. E dessa maneira, é uma forma de contribuir com o combate ao racismo, assim como resgatar a identidade racial, a auto estima e a cidadania do povo negro.

Nenhum indivíduo pode ter acesso a cidadania plena se não souber quem é e de onde veio. Por esse motivo, acreditamos que a formação é um dos elementos fundamentais no processo de inclusão social. Sendo a identidade racial de um povo intrinsecamente ligada a sua formação enquanto povo, o acesso à reflexão sobre sua história étnica não pode ser negligenciado, uma vez que é a partir de suas raízes culturais que este povo se manifesta socialmente. No momento histórico em que vivemos, quando o preconceito racial e social, apresenta-se de forma ainda mais forte, despertar a auto-estima das pessoas é uma necessidade básica, essencial para que elas possam se incluir socialmente.

Quem nunca ouviu a frase: "não existe racismo no Brasil?" Avaliando-se pelas desigualdades raciais existentes, o Brasil é um país racista, preconceituoso e discriminador que ensinou grande parte de suas filhas e filhos, negras e negros, a serem uma caricatura da população branca, sob pena de serem tratados como seres inferiores. Divulgar o dia da consciência negra, conhecer os nossos heróis, identificarmo-nos com nossos ancestrais, são elementos primordiais para que possamos nos tornar sujeitos da nossa história.

Claudilene Silva
Núcleo da Cultura Afro-Brasileira
Nucleoafrofccr@recife.pe.gov.br

PROGRAMAÇÃO

Projeto Terça Negra
Dias 02, 09, 16, 23, 30 nov. - 19 horas
Pátio de São Pedro

Semana da Consciência Negra nas Comunidades
Santo Amaro (20)
Chão de Estrelas (17 a 19)
Mustardinha (20)
Ibura (20)
Peixinhos (20)
Brasilia teimosa (23)
Alto Santa Terezinha (20)

Noite da Consciência Negra
Dia 20 de Novembro - Pátio de São Pedro
19 horas
Show com: Banda Marzulú, Belo Xis e Alpha Petulay
Entrega do Troféu Destaques da Cultura Negra

II Seminário da Consciência Negra
Dias 26 e 27
Das 8 ás 18 horas
Políticas Culturais de Promoção da Igualdade Racial
SINTEPE/PE
Das 8 ás 18 horas
Inscrições - de 18 a 24 Nov. na Cas do Crnaval ou no Núcleo (6º andar da Prefeitura)

Pólo Hip Hop
Dia 28
Parque 13 de maio
A partir da 15 horas
DJ Hamilton, MC Tiger, Grupo de Breack Rosas Urbanas, Bandas Irmanados, Donas e Na base da Resistência.

Ilha de Deus
Dia 19 O dia todo
Apresentação de resultados preliminares da Pesquisa sobre a história da Ilha de Deus
Vídeos e apresentações culturas da comunidade

SECRETARIA DE CULTURA
Fundação de Cultura Cidade do Recife
Departamento de Documentação e Formação Cultural
Núcleo da Cultura Afro-Brasileira
Nucleoafrofccr@recife.pe.gov.br
Documentaçãofccr@recife.pe.gov.br
 

Entre em contato:
cultura@recife.pe.gov.br