SECRETARIA DE CULTURA DO RECIFE

ORQUESTRA SINFÔNICA DO RECIFE

Fundada em 1930 pelo maestro Vicente Fittipaldi, a Orquestra Sinfônica do Recife é mais antiga do Brasil em atividade ininterrupta. Seu surgimento se dá em meio às transformações ocorridas no Brasil na década de 30 do século passado, que desencadeou o processo de modernização do País. Foi no dia 30 de julho daquele ano que aconteceu, no Teatro de Santa Isabel, a primeira apresentação oficial da Orquestra Sinfônica do Recife - à época denominada Orquestra Sinfônica de Concertos Populares, sob a regência do seu fundador.

Nos últimos tempos, a OSR tem realizado uma média de 32 concertos anuais, divididos em oficiais, especiais, multimídias, populares (ao ar livre) e comunitários (que proporcionam à população a oportunidade de desfrutar de música clássica em suas próprias comunidades).

Buscando promover a inclusão cultural e uma aproximação entre expressões eruditas e populares, a Orquestra ainda faz apresentações didáticas voltada para jovens pertencentes às camadas mais humildes da população. Através de recursos multimídia, o público pode compreender aspectos das obras eruditas, entender a formação de uma orquestra e fazer um passeio pela história da música. O objetivo é formar novas platéias para a música erudita no Recife.