Ciclovia Orla

   .. ciclovias no recife
   .. ciclovia centro
   .. ciclovia orla
   .. ciclovia tiradentes

Os recifenses passaram a contar com o primeiro traje to específico para ciclistas funcionando 24 horas, em setembro de 2004. Trata-se da Ciclovia Orla, no bairro de Boa Viagem, por onde circulam cerca de 1.460 bicicletas por dia. Embalados pela vista do mar, os esportistas pedalam desde o Primeiro Jardim de Boa Viagem até o girador no fim da Avenida Brasília Formosa, em frente ao Iate Clube.

Com o trajeto de pouco mais de 2,5Km, a ciclovia é usada como rota turística por dar acesso à Avenida Brasília Formosa, ao novo trecho de praia existente com retirada das palafitas, a bares e restaurantes da comunidade, além do Parque das Esculturas de Francisco Brennand. Para o ciclista ter uma visão privilegiada do litoral, a rota foi instalada na faixa mais próxima à praia, tanto no Pina, quanto em Brasília Teimosa.

A ciclovia tem 1,14Km de extensão na Avenida Boa Viagem. Já o restante do trajeto (1,38km) fica em Brasília Teimosa, passando pelas ruas Comendador Morais, Gurjaú, Marechal Hermes e Avenida Brasília Formosa. Na maior parte do trajeto, os ciclistas ficam livres de cruzar com carros. A exceção está nas ruas Marechal Hermes, Armando Pina e na Avenida Boa Viagem, onde existem baias de estacionamento.

Para garantir o bem-estar dos usurários, agentes de trânsito monitoram a circulação de veículos e orientam os esportistas em geral, das 6h às 23h. Pela manhã e à tarde, ciclopatrulheiros realizam os trabalhos de fiscalização na área. À noite, a segurança é feita por batedores.

Dados

  • Extensão: 2,52 Km
  • Largura: 2,40 metros
  • Pista: Mão Dupla
  • Funcionamento: 24h
  • Trajeto: Avenida Boa Viagem, Rua Comendador Morais, Rua Gurjaú, Rua Marechal Hermes e Avenida Brasília Formosa.
  • Atrações: Praias de Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa, Dique, Parque de Esculturas de Brennand e Pólo Gastronômico de Brasília Teimosa.



Entre em contato:
cttu@recife.pe.gov.br