Ciclovia Tiradentes

   .. ciclovias no recife
   .. ciclovia centro
   .. ciclovia orla
   .. ciclovia tiradentes

Em setembro de 2005, a malha cicloviária foi ampliada com a inauguração da terceira ciclovia do Recife, denominada Ciclovia Tiradentes, na Zona Oeste da cidade. Diferente dos outros equipamentos que são voltados para o lazer, a Tiradentes apresenta uma característica mais utilitária. Sua função principal é servir de rota segura para quem usa a bicicleta para ir ao trabalho, escola ou fazer serviços de entrega.

A ciclovia atende aos bairros de Afogados, Mangueira e San Martin. Por essas áreas, circulam cerca de 4.500 bikes por dia, segundo o levantamento realizado pelo Plano Diretor de Circulação da Prefeitura do Recife. Em 2002, uma pesquisa feita pela CTTU revelou que 41% desses usuários utilizam a bicicleta para ir ao trabalho, 29% para fazer compras, 18% para lazer e 12% para carga e entrega de mercadorias.

Na Tiradentes, o ciclista pedala por um percurso de 7Km, passando pela Avenida do Forte (a partir da Avenida Caxangá), Rua Jorge Elphego de Souza, Rua Comendador Franco Ferreira e Rua 21 de Abril. O trajeto é dividido em ciclofaixas (área exclusiva para circulação de bicicletas) e ciclorota (espaço preferencial para ciclistas, mas carros podem cruzá-lo para ter acesso a outras ruas).

Exceto na Rua 21 de Abril, o ciclista pode pedalar nos dois sentidos em todo trajeto, uma vez que a pista apresenta 2,4 metros de largura. Para oferecer segurança aos usuários, a ciclovia funciona de forma permanente (24h) e agentes de trânsito fazem o monitoramento diário no local, das 6h às 23h. Durante a manhã, a ronda é realizada por ciclopatrulheiros e batedores. À noite, o monitoramento é feito por carros da fiscalização.

Dados:

  • Extensão: 7 Km
  • Largura: 2,40 metros
  • Funcionamento: 24h
  • Pista: Mão Dupla
  • Trajeto: Avenida do Forte, Praça da Chesf, Rua Jorge Elphego de Souza, Rua Comendador Franco Ferreira, Pátio de evento Noel Rodrigues, Praça de San Martin e Rua 21 de Abril.



Entre em contato:
cttu@recife.pe.gov.br