a secretaria .. missão


 

 



3º Festival Recifense de Literatura

Oficinas

Dia: de 15 a 19
Local: Bibliotecas e escolas municipais

O rap e o hip-hop, assim como o cordel e o fanzine serão temas de oficinas com a finalidade de movimentar as escolas da rede municipal de ensino durante o 3º Festival Recifense de Literatura. O diferencial das oficinas é que serão montadas dentro das bibliotecas, com o objetivo de reciclar os professores, estagiários e animadores culturais, bem como estimular os estudantes a desenvolver o gosto pela literatura através da música, da poesia e da escrita. As oficinas serão realizadas de 15 a 19, dentro da programação do festival, que acontece de 14 a 21 deste mês.

A oficina de rap e hip-hop será na biblioteca da Escola Dom Bosco, em Jardim São Paulo, com o rapper Spider e participação de professores, mediadores de leitura, estagiários, animadores e alunos do estabelecimento.

Os trabalhos da oficina de Cordel serão desenvolvidos na biblioteca da Escola Novo Pina, localizada na comunidade do Bode. Estará a cargo do cordelista Alan Sales e tem como tema A introdução à poesia popular nordestina aplicada à literatura de cordel.

No Núcleo de Tecnologia Educacional da Rede Municipal, em Santo Amaro, será montada a oficina de fanzine. A idéia é estimular a feitura de jornais escolares, ensinando como fazer um periódico leve e instrutivo. Será ministrada pela jornalista Gabriela Pinheiro e pela artista Isabelle Câmara.

Haverá, ainda, oficina de criação de histórias e ilustração, a ser ministrada na Escola Municipal Nossa Senhora do Pilar, em Santo Amaro, pelas professoras Socorro Barros e Rosinha Campos; oficina de arte de contar histórias, ministrada pelo Grupo Pro-Voz, a cargo das fonoaudiólogas Ana Neri Araújo e Luísa Elena Figueiredo Neta, na Escola Municipal do Engenho do Meio; e oficina de poesia, que será dada pela poetisa Janice Japiassu, na Biblioteca Popular de Afogados.